Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Detalhe do evento

CBMA volta a desafiar alunos a apresentar teses em 90 segundos Voltar

quarta-feira, 05/02/2025    Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho
1
Concurso foi uma das atividades promovidas dia 5 de fevereiro, no Open Day do Centro
O Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho (ECUM), promoveu, no passado dia 5, o Open Day, um encontro onde se discutiu o papel da ciência na cidadania. “O objetivo é aproximar estudantes, investigadores e a sociedade” refere Cláudia Pascoal, diretora do CBMA.

A iniciativa decorreu ao longo do dia, com apresentações orais e Pop-Up Talks, uma mesa redonda sobre “Science and the Literate Citizen: Empowering Civic Participation” e o Concurso Elevator Pitch, onde oito doutorandos foram desafiados a apresentar os projetos de forma clara e acessível em apenas 90 segundos. Os concorrentes explicaram com analogias, humor e o natural nervosismo à mistura, os temas que pretendem explorar.


Fábio Pereira foi o vencedor do concurso, numa votação que combinou a opinião do público e a avaliação do júri. O jovem de 26 anos está empenhado em selecionar vinhos açorianos, para desenvolver novos produtos, provenientes de três castas: Arinto, Terrantez e Verdelho. “Trabalhamos para melhorar a competitividade do vinho europeu, elegendo novas estirpes e preservando a identidade regional para responder à exigência do sector relativa à perda de personalidade dos vinhos produzidos”, revela.

Alunos querem combater pragas da videira, do sobreiro e do milho
Aos 25 anos, Gonçalo Marques, de Guimarães, quer explorar e mapear o terroir microbiológico de regiões vitivinícolas da Europa, identificando microrganismos com capacidade de biocontrolo, para desenvolver formulações antifúngicas naturais. “É possível substituir o uso de fungicidas químicos que impactam os ecossistemas, por formulações naturais, baseadas em microrganismos existentes nas vinhas”, explicou.

Já Pedro Ferreira veio de Folgosinho (Gouveia) até à ECUM para desenvolver uma solução sustentável baseada em RNA (ácido ribonucleico, uma molécula que atua na síntese de proteínas a partir das informações do DNA) para o tratamento de doenças fúngicas no sobreiro. “O principal desafio das terapias baseadas em RNA para plantas, continua a ser um método efetivo para a sua distribuição”, referiu o jovem.

A Ana Carolina Duarte está a “analisar a biodiversidade do solo, testar a resistência do milho a nemátodes (alguns dos quais podem ser pragas agrícolas), avaliar o controlo biológico de microrganismos e estudar o impacto da aplicação de chorume (resultante da decomposição da matéria orgânica) no solo”, visando promover “práticas agrícolas sustentáveis, reduzir custos e os impactos ambientais”, revelou a jovem de 25 anos.

Alzheimer e Saúde Feminina no foco de duas jovens
Já a Joana Ribeiro propõe-se a criar nanopartículas biocompatíveis que incorporem RNA para atravessar a barreira hematoencefálica e aplicáveis via spray ou gel nasal para combater a doença de Alzheimer.

Bruna Silva pretende “desenvolver abordagens reprodutíveis para melhorar a entrega de fármacos, contribuindo para uma melhor avaliação da eficácia e segurança dos nanovetores que transportam substâncias no nosso organismo de forma controlada."

Preservar a biodiversidade e as espécies de água doce entre os objetivos apresentados
O José Carlos Lourenço quer compreender de que forma é que as pressões humanas podem afetar a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas de água doce. “É preciso sensibilizar as pessoas para a perda de biodiversidade e promover práticas mais sustentáveis”, afirma o jovem, que acha que este tipo de iniciativas deveria ser repetida durante o doutoramento.

Edmundo Ndipolifa é angolano e está a criar bibliotecas de referência e otimizar protocolos de deteção de espécies de vertebrados, especialmente peixes do rio Cunene que atravessa Angola e Namíbia, usando o DNA para “monitorizar a saúde do rio, detectar poluentes, identificar novas espécies e apoiar medidas de conservação da biodiversidade”, disse.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13