sexta-feira, 21/02/2025
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Iniciativa, promovida em parceria com o
Centro IDEA-UMinho, realizou-se no passado dia 21.
Ensinar
os estudantes do ensino superior a utilizar de forma consciente a Inteligência
Artificial (IA), ou criar grupos informais de alunos que se prontifiquem a
ajudar outros estudantes numa determinada disciplina. Estas foram duas das
ideias apresentadas no passado dia 21, na terceira edição da iniciativa
“Inovação Pedagógica na ECUM”.
A
sessão foi organizada pela Escola de Ciências da UMinho (ECUM) em parceria com o Centro
IDEA-UMinho e contou com os testemunhos de dois docentes
da Sheffield Hallam University do Reino Unido e da Maynooth University da
Irlanda.
David Smith, da Sheffield Hallam University, falou sobre “Embedding Generative AI as a Digital Skill in Higher
Education Teaching”. O investigador apresentou as técnicas aplicadas
para que os estudantes utilizem a Inteligência Artificial, nomeadamente o
ChatGPT ou o Copilot, por exemplo, de uma forma consciente, com ética,
respeitando a integridade académica e evitando o plágio, incentivando-os a um
pensamento crítico na resolução dos problemas. Um exemplo que Rui Oliveira, do
Centro IDEA-UMinho, considera “de sucesso” e que poderia ser implementado na
academia minhota. “Estão criadas as condições para que as coisas entrem num
processo de mudança em relação à aceitação da IA”, acredita o docente da ECUM.
“A Inteligência Artificial está a ser usada. O que nos está a faltar, enquanto
professores e instituição, é fazer com que os alunos a usem de uma maneira
supervisionada, estimulando o pensamento crítico, não aceitando qualquer
resposta como sendo verdadeira, sabendo questionar, mesmo que seja a
Inteligência Artificial a produzir conteúdo”, acrescentou.
A
criação de grupos de apoio a alunos foi o outro tema em debate. Ciarán Mac an
Bhaird apresentou o trabalho que está a ser desenvolvido na Maynooth
University, parceira da UMinho na Arqus Aliança de Universidades Europeias, onde
há alunos que, juntamente com tutores, se disponibilizam para ajudar outros estudantes
na disciplina de matemática. “Naturalmente que daqui a algum tempo poderemos
ter projetos deste género, com estudantes a trabalhar em conjunto e com
tutores, para alcançarem sucesso académico”, resumiu Rui Oliveira.
A
sessão, uma iniciativa associada às comemorações dos 50 anos da ECUM, começou
com as intervenções do Presidente da Escola, José Manuel González-Méijome, e do
Pró-Reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João
Costa. “Há cerca de ano e meio iniciamos um diálogo, para percebermos de que
forma poderíamos trazer exemplos e práticas pedagógicas para a Escola. E vejo
cada vez mais gente a envolver-se nestas iniciativas”, comentou José Manuel González-Méijome.
O responsável pela ECUM relembrou que foram definidas estratégias para integrar
mais professores e investigadores, que, para além do trabalho científico e da
comunicação de Ciência, terão oportunidade de participar em formações no âmbito
da inovação pedagógica.