Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Detalhe do evento

Inteligência Artificial em foco na terceira edição do “Inovação Pedagógica da ECUM” Voltar

sexta-feira, 21/02/2025    Escola de Ciências da Universidade do Minho
1
Iniciativa, promovida em parceria com o Centro IDEA-UMinho, realizou-se no passado dia 21.
Ensinar os estudantes do ensino superior a utilizar de forma consciente a Inteligência Artificial (IA), ou criar grupos informais de alunos que se prontifiquem a ajudar outros estudantes numa determinada disciplina. Estas foram duas das ideias apresentadas no passado dia 21, na terceira edição da iniciativa “Inovação Pedagógica na ECUM”.

A sessão foi organizada pela Escola de Ciências da UMinho (ECUM) em parceria com o Centro IDEA-UMinho e contou com os testemunhos de dois docentes da Sheffield Hallam University do Reino Unido e da Maynooth University da Irlanda.
David Smith, da Sheffield Hallam University, falou sobre “Embedding Generative AI as a Digital Skill in Higher Education Teaching”. O investigador apresentou as técnicas aplicadas para que os estudantes utilizem a Inteligência Artificial, nomeadamente o ChatGPT ou o Copilot, por exemplo, de uma forma consciente, com ética, respeitando a integridade académica e evitando o plágio, incentivando-os a um pensamento crítico na resolução dos problemas. Um exemplo que Rui Oliveira, do Centro IDEA-UMinho, considera “de sucesso” e que poderia ser implementado na academia minhota. “Estão criadas as condições para que as coisas entrem num processo de mudança em relação à aceitação da IA”, acredita o docente da ECUM. “A Inteligência Artificial está a ser usada. O que nos está a faltar, enquanto professores e instituição, é fazer com que os alunos a usem de uma maneira supervisionada, estimulando o pensamento crítico, não aceitando qualquer resposta como sendo verdadeira, sabendo questionar, mesmo que seja a Inteligência Artificial a produzir conteúdo”, acrescentou.

A criação de grupos de apoio a alunos foi o outro tema em debate. Ciarán Mac an Bhaird apresentou o trabalho que está a ser desenvolvido na Maynooth University, parceira da UMinho na Arqus Aliança de Universidades Europeias, onde há alunos que, juntamente com tutores, se disponibilizam para ajudar outros estudantes na disciplina de matemática. “Naturalmente que daqui a algum tempo poderemos ter projetos deste género, com estudantes a trabalhar em conjunto e com tutores, para alcançarem sucesso académico”, resumiu Rui Oliveira.

A sessão, uma iniciativa associada às comemorações dos 50 anos da ECUM, começou com as intervenções do Presidente da Escola, José Manuel González-Méijome, e do Pró-Reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa. “Há cerca de ano e meio iniciamos um diálogo, para percebermos de que forma poderíamos trazer exemplos e práticas pedagógicas para a Escola. E vejo cada vez mais gente a envolver-se nestas iniciativas”, comentou José Manuel González-Méijome. O responsável pela ECUM relembrou que foram definidas estratégias para integrar mais professores e investigadores, que, para além do trabalho científico e da comunicação de Ciência, terão oportunidade de participar em formações no âmbito da inovação pedagógica.

1
2
3
4
5