quarta-feira, 26/03/2025
Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho
Isabel João Silva, investigadora do Departamento de Biologia
participou no programa “Cientista Regressa à Escola!”, da Native Scientists.
Isabel João Silva, investigadora e professora da Escola de
Ciências da Universidade do Minho (ECUM), voltou à escola onde frequentou o primeiro ciclo, para falar
sobre a sua experiência profissional e pessoal e dar a conhecer aos mais novos,
o mundo dos microrganismos.
A bióloga esteve, no dia 26 de março, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian,
em Braga, no âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola!”, organizado pela
Native Scientists, uma organização sem fins lucrativos que opera em vários países
europeus e que implementa programas que conectam alunos e cientistas, para
promover a alfabetização científica e linguística e diminuir as desigualdades.
A cientista passou ainda pela EB1 de Gondizalves. Nas duas escolas falou sobre
o seu percurso pessoal e profissional, desmistificou a ideia do que é um
cientista e falou sobre microrganismos, a área em que trabalha. “Os
microrganismos estão em toda a parte e fazem parte do nosso quotidiano. Nesta
idade associam-nos a doenças, mas é relevante que saibam que estes produzem uma
variedade de compostos essenciais à sociedade”, referiu.
Entre microscópios, pipetas, placas de Petri, e outros materiais
trazidos do laboratório, a investigadora desafiou os mais pequenos a observar
os microrganismos e a procurarem microrganismos na sala e no recreio. “É muito
interessante estar neste contexto de sala de aula, porque entendemos qual é a
perceção de ciência deles. São experiências simples, mas acabam por trazer
alguma novidade e muitas vezes os despertar para a ciência”, adiantou a docente
do Departamento de Biologia da ECUM.
Conservatório de música abre-se à ciência
E esta foi mesmo uma experiência diferente para estes alunos do 4º
ano, que se sentiram “cientistas por um dia”. “Gostei muito. Aprendi que há microrganismos em muitos sítios
e que eles sobrevivem fora da Terra durante muito tempo”, disse o Daniel, a
frequentar o 4º ano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Já
a Clara, que até tinha “o plano de ser veterinária”, começou a “conhecer mais
as coisas de ciência” e ficou com a “expetativa” de se tornar numa cientista.
Na escola vão desenvolvendo algumas experiências, no contexto da disciplina de
Estudo do Meio e por isso, o Luca também de mostra interessado pela área.
“Percebi que os microrganismos aparecem em muitos lugares e com eles podemos
fazer corantes e outras coisas”, revelou.
Apesar de estar mais vocacionado para a
componente musical, o conservatório tem vindo a apostar no desenvolvimento de atividades
voltadas para a Ciência. Desta vez, não foram os alunos que procuraram a
ciência, mas foi a ciência que foi até à escola. “Como são muito curiosos, os alunos precisam muito desta
parte experimental. Não chega só o conhecimento através da exposição, pois
necessitam de ver fazer, de fazer, de experienciar, para que a aprendizagem
seja efetiva! Penso que esta é uma excelente iniciativa!”, disse Filipa Pimentel, professora do 1º
ciclo, que espera por mais oportunidades para o desenvolvimento de atividades
deste género.
Projeto quer promover a alfabetização
científica
Isabel João Silva licenciou-se
em Biologia Aplicada na Universidade do Minho e concluiu o doutoramento em 2006
na área de Biologia Molecular de Leveduras e o pós-doutoramento na área de
estudos de estrutura-função de permeases. Ingressou na Unidade de I&D em
Nefrologia (Faculdade de Medicina, UPorto) como assistente de investigação e
mais tarde no INEB/I3S (UPorto). Desde outubro de 2016, expandiu o seu trabalho
na área de proteínas transportadoras para a otimização de fábricas celulares
microbianas, no Centro de Biologia Molecular e Ambiental da UMinho (CBMA).
A sessão teve o apoio do Município de Braga e a
parceria da Direção-Geral de Educação. A Native
Scientists nasceu em 2013, em
Londres (Inglaterra). O projeto já chegou a 11 países, como França,
Alemanha, Hungria, Irlanda ou Suécia.