Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Sessão especial do “Ciência ao Almoço” promove integração na Escola de Ciências Voltar

sexta-feira, 24/10/2025    Escola de Ciências da Universidade do Minho
1
Iniciativa reforça acolhimento de novos membros e apresenta projetos estratégicos da ECUM.
Cerca de 80 membros da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) participaram, no passado dia 24 de outubro, numa sessão especial da iniciativa Ciência ao Almoço, realizada no auditório da Escola, no Campus de Gualtar. O encontro teve como objetivo acolher e integrar os novos colaboradores da ECUM, num momento informal de partilha e aproximação entre docentes, investigadores, pessoal técnico, administrativo e de gestão.

A sessão foi conduzida pela Presidência da Escola, que apresentou informações estratégicas sobre o funcionamento da Escola nas áreas do Ensino, Investigação, Inovação, Interação com a Sociedade e Internacionalização. Foram também abordados temas como o orçamento e gestão da escola.

Entre os destaques do encontro, incluem-se o lançamento de um novo mestrado no Departamento de Biologia, a criação da newsletter institucional e do podcast Ciência à Moda d’UMinho, a contratação de novos recursos humanos e a necessidade de reforço de pessoal. Foram ainda apresentados dados sobre produção científica, programas de mobilidade académica, os objetivos da aliança ARQUS, previsões orçamentais para 2026, o relatório de atividades da ECUM e a importância da atualização dos contactos online na plataforma Intranet.


A sessão culminou com a apresentação do esboço do futuro edifício da ECUM, que se prevê dividido em três blocos distintos (laboratórios, gabinetes e salas de aula), e o qual se espera que possa responder às atuais e futuras necessidades da Escola.

O evento foi antecedido por um momento de convívio entre os participantes. Segundo a Presidência da Escola, esta será uma iniciativa a repetir, com o objetivo de fortalecer o espírito de comunidade e promover uma cultura de acolhimento contínuo.

1
2
3
4