Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigador da Escola de Ciências contribui para definir estratégia europeia para monitorizar a biodiversidade através do ADN Voltar

quarta-feira, 30/09/2026    Centro de Biologia Molecular e Ambiental
1
Filipe Costa, do CBMA, integra uma equipa internacional que traçou as prioridades para a identificação de espécies e a monitorização dos ecossistemas na Europa.
Um investigador do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) integra a equipa internacional que definiu a estratégia europeia para reforçar a utilização do código de barras de ADN (DNA barcoding), uma técnica que permite identificar espécies, monitorizar ecossistemas e apoiar a conservação da biodiversidade. O contributo de Filipe Costa está refletido em dois artigos científicos, que definem as prioridades para o desenvolvimento desta área na Europa e a criação de uma infraestrutura científica de referência à escala internacional. “O código de barras de ADN tem-se afirmado como uma ferramenta essencial para identificar espécies e acompanhar as alterações nos ecossistemas, permitindo aplicações que vão desde a investigação ecológica até ao apoio às políticas públicas de conservação”, explica o investigador.

Coordenada pelo Código de Barras Internacional da Vida (iBOL), a iniciativa reúne investigadores de vários países que têm vindo a desenvolver estratégias para consolidar infraestruturas científicas e acelerar a utilização de ferramentas genéticas na conservação da natureza.O objetivo é tornar a identificação de espécies mais rápida, rigorosa e acessível, permitindo melhorar a monitorização da biodiversidade, detetar espécies invasoras, acompanhar os impactos das alterações climáticas e apoiar decisões de gestão e conservação ambiental baseadas em evidência científica.


O primeiro artigo, “Empowering national capacity for a DNA-based approach to species identification and biodiversity monitoring”, publicado na revista científica
Metabarcoding and Metagenomics, apresenta orientações para a criação e o fortalecimento de redes nacionais de código de barras de ADN, com base na experiência de 20 países. O trabalho propõe recomendações práticas para aumentar a capacitação científica, promover a harmonização metodológica e garantir a sustentabilidade institucional e financeira.


Publicado na revista BioScience, o segundo estudo, “Species identification, discovery and biomonitoring: strategic priorities for DNA barcoding in Europe, set in a global context”, estabelece a missão e as prioridades estratégicas do iBOL Europe, propondo a construção de uma biblioteca de referência abrangente de códigos de barras de ADN para espécies eucarióticas europeias. Entre os objetivos definidos estão a democratização do acesso às tecnologias de sequenciação, a identificação de espécies prioritárias e o fortalecimento de uma comunidade científica colaborativa em toda a Europa.


Segundo os autores, esta infraestrutura será determinante para acelerar a identificação de espécies e responder aos desafios colocados pela perda acelerada de biodiversidade e pela degradação dos ecossistemas. Numa altura em que a perda de biodiversidade é considerada uma das principais ameaças ambientais à escala global, o acesso a ferramentas genéticas robustas permitirá apoiar políticas públicas de conservação mais eficazes e decisões de gestão ambiental baseadas em dados científicos. Para Filipe Costa, “a existência de uma biblioteca genética de referência, cientificamente validada, é um pilar fundamental para a exploração completa das capacidades excecionais dos sistemas modernos de monitorização da biodiversidade por meio de DNA ambiental (eDNA), nomeadamente na Europa”.

A participação do investigador nesta iniciativa reforça o papel do CBMA e da
Universidade do Minho nas principais redes internacionais dedicadas à biodiversidade molecular, reforçando o contributo de Portugal para o desenvolvimento das futuras estratégias europeias de monitorização ambiental baseada em ADN.

1
2