Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
MCTA_O7MEVK0.jpg

 Mestrado em Ciên​cias​ e Tecnologias ​do Ambiente​

O plano de estudos está organizado em dois ramos de especialização, compreendendo um tronco comum no 1º semestre. Os ramos de especialização identificam-se com duas grandes áreas de intervenção em Ambiente: ”Energia e “Monitorização e Remediação Ambiental”. 

As Unidades Curriculares (UC) do tronco comum são obrigatórias e inserem-se nas áreas científicas da Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química. Os ramos de especialização desenvolvem-se a partir do 2º semestre. Cada ramo compreende UC obrigatórias e opcionais específicas, do domínio das Ciências do Ambiente e outros, de modo a conferir as competências próprias de cada um e, assim, gerar o respetivo perfil de formação. O carácter integrador do Mestrado é ainda reforçado pela existência, no 2º semestre nos dois ramos, de uma opção que pode ser escolhida de entre várias UC que funcionam no conjunto dos ramos.

No seu conjunto, o Mestrado possui um corpo docente qualificado e empenhado. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. A utilização de aulas laboratoriais e de campo são uma metodologia de ensino que é transversal à maioria das UC do mestrado.

O Mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente encontra-se reconhecido pelo Ministério da Educação (Despacho de 12-06-2019), para os grupos de recrutamento 230, 510 e 520, para efeitos de progressão na carreira dos Professores do Ensino Básico e Secundário, conforme estabelecido no artigo 54º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro), e na Portaria nº 344/2008, de 30 de Abril.
​​​

Taxas e Propinas (não reembolsáveis)

Número de vagas

Habilitações de acesso

Critérios de seriação


​​​​​​​​​​​​​​​​​​
2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências do Ambiente

Contactos


    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604390 Fax: +351 253604398
    E-Mail: cpedagogico@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: https://www.ecum.uminho.pt

Descrição


O plano de estudos está organizado em dois ramos de especialização, compreendendo um tronco comum no 1º semestre. Os ramos de especialização identificam-se com duas grandes áreas de intervenção em Ambiente:
”Energia e “Monitorização e Remediação Ambiental”. As Unidades Curriculares (UC) do tronco comum são obrigatórias e inserem-se nas áreas científicas da Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química. Os ramos de especialização desenvolvem-se a partir do 2º semestre. Cada ramo compreende UC obrigatórias e opcionais específicas, do domínio das Ciências do Ambiente e outros, de modo a conferir as competências próprias de cada um e, assim, gerar o respetivo perfil de formação. O carácter integrador do Mestrado é ainda reforçado pela existência, no 2º semestre nos dois ramos, de uma opção que pode ser escolhida de entre várias UC que funcionam no conjunto dos ramos.
No seu conjunto, o Mestrado possui um corpo docente qualificado e empenhado. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos informáticos modernos. A utilização de aulas laboratoriais e de campo são uma metodologia de ensino que é transversal à maioria das UC do mestrado.

Resultados de aprendizagem


O grau de mestre é conferido aos que demonstrem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
1.1. Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
1.2. Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
2. Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
3. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
4. Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
5. Competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Objetivos adicionais, específicos, um por cada ramo:
Energia
- Compreender tecnologias de energia renovável;
Monitorização e Remediação Ambiental
- Desenvolver programas de monitorização, remediação e valorização ambiental.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


As saídas profissionais possíveis para os graduados neste curso são variadas, consoante o ramo de especialização, nomeadamente empresas públicas e privadas relacionadas com o Ambiente e o setor energético. A integração no mercado de trabalho pode fazer-se em áreas como a consultoria e serviços ambientais, atividades de produção e setor da energia.

Acesso


45

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Para o ingresso em qualquer das áreas de especialização, o candidato deve possuir uma licenciatura em Ciências do Ambiente ou em Biologia-Geologia ou numa área das Ciências básicas (Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química) ou ainda numa área científica afim.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
15-09-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 129/2011/AL01
Data de Registo:
06-07-2018
Validade:
30-07-2026