Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
MEst_Fotolia_112433815_Subscription_Monthly_XXL.jpg

 Mestrado em Estatística para Ciência de Dados

O Mestrado em Estatística para Ciência de Dados visa proporcionar formação científica nas áreas da Estatística e da Ciência de Dados, habilitando os estudantes com competências sólidas em fundamentos teóricos destas áreas científicas, complementadas com o conhecimento prático necessário para a intervenção em contexto aplicado. A Estatística e a Ciência de Dados são áreas cruciais para a análise e processamento de grandes quantidades de dados, com o objetivo de extrair conhecimento e informação de modo sustentado para apoio à tomada de decisão. Com este ciclo de estudos, os estudantes desenvolvem capacidades e conhecimentos essenciais, quer para a atividade de investigação científica nas áreas referidas, quer para a aplicação em segmentos de mercado de crescente empregabilidade para profissionais qualificados nestas áreas. 

Este curso preparará os graduados para integrarem o mercado de trabalho, enquadrando-se em várias áreas como consultoras, bancos e seguradoras, órgãos de comunicação social, instituições ligadas à saúde, entidades governamentais e autarquias, universidades ou grandes empresas industriais, ou para prosseguir uma carreira de investigação, quer em ambiente académico, quer em grupos de investigação e desenvolvimento. 

O curso está estruturado em 4 semestres. O primeiro semestre é constituído por Unidades Curriculares (UC) destinadas a uma formação de base em Estatística. O segundo e o terceiro semestres oferecem um conjunto de UC que permitem complementar a formação, incluindo UC opcionais abarcando um grande leque de metodologias e técnicas estatísticas e de análise de dados específicas. Em parte do terceiro semestre e no quarto semestre, os alunos dedicam-se à elaboração de uma dissertação, que pode ser desenvolvida em ambiente de tese científica na Universidade do Minho, ou integrada como uma tarefa de um projeto de investigação, ou ainda como um estágio com carácter profissional efetuado numa empresa ou numa instituição externa.

O corpo docente do curso é constituído por investigadores doutorados, com elevada produção científica, membros de centros de investigação da Universidade do Minho e investigadores principais em projetos de investigação financiados, com qualificações aportando conhecimentos científicos especializados nos vários domínios científicos abordados no Mestrado em Estatística para Ciência de Dados. As metodologias de ensino e aprendizagem adoptadas estimulam o trabalho autónomo e colaborativo dos alunos, em aulas com uma forte componente computacional.
​​

Taxas e Propinas (não reembolsáveis)

Número de vagas

Habilitações de acesso​

Critéri​os de seriação


​​​​​






2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Estatística

Contactos


    Escola de Ciências
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604390 Fax: +351 253604398
    E-Mail: cpedagogico@ecum.uminho.pt; sec@ecum.uminho.pt
    URL: http://www.ecum.uminho.pt

Descrição


O curso está estruturado em 4 semestres. O primeiro semestre é constituído por unidades curriculares (UC) destinadas a uma formação de base em Estatística. O segundo e terceiro semestres oferecem um conjunto de UC que permitem complementar a formação estatística, de modo orientado para as necessidades nos domínios de algumas especialidades, nomeadamente Ciências da Saúde e do Ambiente e Ciência dos Dados. No terceiro e quarto semestres, os alunos dedicam-se à elaboração de uma dissertação, que pode ser desenvolvida em ambiente de tese científica na Universidade do Minho ou integrada num projeto de investigação ou, ainda, como um estágio com carácter profissional efetuado numa empresa ou instituição externa. Na grande maioria das UC, os alunos têm contacto com problemas com dados reais que, muitas vezes, estão relacionados com a investigação dos docentes. Os alunos usualmente têm de escrever relatórios de análise de dados baseados nestes problemas e, por vezes, é-lhes solicitada a apresentação dos resultados em formato de seminário. Este curso permite assim a aquisição de um leque variado de capacidades e competências, nomeadamente, competências para resolver problemas, competências em Ciência de Dados e capacidade para integrar equipas multidisciplinares.

Resultados de aprendizagem


1. Estimular o interesse e conhecimentos em diversas áreas da Estatística.
2. Estimular o conhecimento teórico e aplicado em Ciência de Dados.
3. Desenvolver competências na análise de grandes quantidades de dados e na decisão sobre formas adequadas de ler a informação.
4. Estimular o espírito crítico.
5. Desenvolver competências para tomada de decisão em contexto de incerteza.
6. Desenvolver competências para formular modelos estatísticos adequados para novos problemas, ajustar esses modelos a dados reais e interpretar corretamente os resultados.
7. Desenvolver competências para desenvolver, de forma relativamente autónoma, temas de iniciação à investigação.
8. Desenvolver competências de comunicação perante diferentes públicos (especialistas ou não especialistas).
9. Desenvolver capacidade e autodisciplina para gestão de um projeto individual de prazo relativamente longo.
10. Desenvolver capacidade de trabalhar por objetivos, essencial para o trabalho individual ou integrado em equipas interdisciplinares.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas.

Saídas profissionais


Com o Mestrado em Estatística e Ciência de Dados pretende-se formar profissionais aptos para integrar o mercado de trabalho ao nível de técnico superior, enquadrando-se em entidades variadas, tais como consultoras, instituições bancárias e seguradoras, instituições ligadas à saúde, entidades governamentais e autarquias, universidades e empresas que processem grandes quantidades de dados.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao Programa de Estudos os titulares de licenciatura (ou habilitação equivalente) nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Engenharia, Ciências da Computação, Física, ou outras licenciaturas de índole científica de áreas afins, com pelo menos, 120 ECTS.  
Aplicam-se ainda as restantes condições constantes do Artigo nº 5 do Regulamento do Programa de Estudos (Resolução SU-101/2006).  
No processo de seriação dos candidatos é considerado o grau de afinidade da licenciatura com o ciclo de estudos, e a classificação final. São ainda valorizados aspetos relativos ao Curriculum Vitae do candidato tais como a sua participação em publicações científicas, atividades de investigação, participação em congressos, entre outros.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidaturas-a-Mestrado.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
04-09-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 2507/2011/AL01
Data de Registo:
09-04-2021
Validade:
30-07-2026