18 de novembro, segunda-feira
09h30-12h00
Mundo Microscópico: os micróbios também respiram
Descrição: Os micróbios também respiram é uma exploração do mundo microscópico da fermentação, ideal para alunos dos 4 aos 10 anos. Os participantes serão introduzidos ao processo de fermentação por meio de uma abordagem prática e divertida usando balões. Eles observarão como os microrganismos na presença de açúcar, fermentam libertando dióxido de carbono que permitirá inflar os balões. Esta experiência educativa e interativa despertará a curiosidade dos alunos sobre o mundo microbiano, a necessidade de ingerir alimentos e a analogia da respiração celular com a respiração dos organismos.
Responsável: Paula Sampaio, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Janelas inteligentes acionadas pelo Sol
Descrição: O desenvolvimento de novas tecnologias ligadas às janelas, é essencial para poder aplicá-las em diferentes climas, aumentar a economia energética e melhorar o conforto do ambiente habitacional. Através da reflexão da radiação infravermelha e da transparência em toda a região visível, estas novas janelas inteligentes minimizam o consumo de energia dos edifícios, mantendo uma temperatura interna confortável e um nível de iluminação ideal (edifícios de energia zero).
Responsável: Maria Manuela Silva, Departamento de Química da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Circuitos elétricos em materiais alternativos como papel e massa de modelar
Descrição: Nesta atividade, faremos circuitos elétricos em papel e cada aluno levará para casa um cartão com um circuito que acende um led. Também faremos circuitos elétricos com massa de modelar.
Responsável: Tatiana Gabriela Rappoport, Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Líquenes
Descrição: Os líquenes são geralmente confundidos com musgos, um grupo de plantas pequeninas e muito dependentes de ambientes húmidos. Mas eles não são plantas. Consistem sim na união de dois seres vivos diferentes: fungos ramificados (bolores) e seres microscópicos fotossintéticos (por exemplo, microalgas). Por terem formas e cores muito bonitas são frequentemente apanhados para fins decorativos. No entanto essa prática deve ser evitada já que tem um crescimento muito lento (em média, um milímetro em cada ano).
Responsável: Alexandra Nobre, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
19 de novembro, terça-feira
09h30-12h00
Os olhos: como funcionam, como devemos usá-los e cuidá-los
Descrição: Nesta atividade pretende-se que os mais pequenos entendam quais são as partes do olho, como formam as imagens que vemos e de que modo pode alterar-se a visão se alguma delas não funcionar bem. Pretende-se sensibilizar as crianças para os problemas da visão, como evitá-los com hábitos saudáveis e como se corrigem quando se manifestam. A atividade é acompanhada de experiências feitas com lentes e prismas que mostram às crianças de uma forma intuitiva de que forma se pode alterar as imagens que vêm. Também poderão tocar em lentes de óculos e brincar com elas e ainda ter na mão lentes de contacto para perceber de que modo os materiais gelatinosos se podem converter em lentes. Farão também lentes com gotas de água que aumentam o tamanho das imagens (efeito lupa) de forma diferente segundo o tamanho e forma da gota, podendo assim ver aumentadas as letras de texto.
Responsável: Rute Araújo, Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
(Micro)Plásticos nos ecossistemas aquáticos: Uma ameaça global?
Descrição: Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer às crianças que o mundo dos plásticos não se baseia só nos plásticos "grandes" (sacos, copos, garrafas…), mas que também nos "micro" plásticos que têm origem em vários produtos usados no dia a dia como gel de banho, esfoliantes, pasta de dentes. A atividade pretende explicar como estes microplásticos podem ir parar aos sistemas aquáticos, como os rios e os mares, e mostrar como os animais presentes nestes ecossistemas podem acumular estes plásticos no seu organismo, transportando estes contaminantes ao longo das cadeias alimentares até poderem chegar aos seres humanos. Para as crianças entenderem o que pode ser feito para minimizar os efeitos dos plásticos será abordada a questão da reciclagem e biodegradação. Especificamente falaremos que alguns fungos que se encontram nos ecossistemas aquáticos poderão ter a capacidade de biodegradar os microplásticos. Para uma melhor interação com as crianças, estarão disponíveis produtos que contêm microplásticos e alguns organismos que podem sofrer pela sua presença nos ecossistemas de água doce.
Responsável: Daniela Baptista, Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Baterias recarregáveis de ião-lítio
Descrição: O armazenamento de energia e a sua portabilidade é uma necessidade crescente e atual devido ao contínuo desenvolvimento tecnológico e também a constante mobilidade das pessoas. Um dos tipos de armazenamento de energia mais utilizado são as baterias de ião-lítio que convertem a energia química em energia elétrica e que estão presentes em inúmeros dispositivos, como por exemplo: telemóvel, computador, e carros elétricos, entre outros. Nesta atividade será explicada de uma maneira simples e intuitiva, recorrendo a atividades experimentais elucidativas/interativas, os princípios básicos das baterias de ião-lítio.
Responsável: Carlos Costa, Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
As plantas e os micróbios bons e maus
Descrição: Nesta atividade, pretende-se mostrar, com o recurso a uma linguagem simples, a importância das plantas na natureza e como crescem e interagem com o meio ambiente, nomeadamente com o solo, suporte físico e reserva de nutrientes. Vamos discutir também como alguns micróbios do solo e do ar são benéficos para as plantas, enquanto outros causam doenças que comprometem a produção de alimentos para os humanos.
Responsável: Hernâni Gerós, Richard Breia, Artur Conde, Henrique Noronha e Viviana Martins, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Os números e as redes neuronais
Descrição: Este encontro com alunos do 1º ciclo, inicia-se com uma pequena palestra onde se apresentam os números, relações entre eles, algumas propriedades e curiosidades. Subsequentemente serão propostas duas atividades exploratórias aos alunos: a primeira envolvendo números primos e o seu papel na encriptação de mensagens; a segunda para explorar o papel dos números no funcionamento de uma rede neuronal.
Responsável: José Joaquim Martins Oliveira, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
20 de novembro, Quarta-feira
09h30-12h00
Visualização de microorganismos ao microscópio e lupa
Descrição: A atividade pretende dar a conhecer aos alunos o mundo dos microorganismos através de mini experiências de visualização dos mesmos ao microscópio e/ou lupa, em particular de leveduras do pão.
Responsável: Ricardo Franco Duarte, Carolina Osório e Bruna Oliveira, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Nanomedicina - remédios muito pequeninos para grandes doenças
Descrição: Nesta atividade, explicarei o que é a Nanomedicina, darei exemplos da minha investigação e mostrarei ainda alguns métodos verdes para obter pontos quânticos ou para realizar testes de alto rendimento com modelos que evitam a experimentação em animais.
Responsável: Marlene Lúcio, Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
A vida nos extremos
Descrição: Já pensaste em viver numa mistura de ácido borbulhante e fervente? Ou no fundo do oceano mais profundo? Ou que tal num reator nuclear? Parece impossível, não é? Esses ambientes parecem muito extremos! No entanto, para certas formas de vida na Terra, estes ambientes são o seu lar. Um grupo de organismos, conhecidos como extremófilos (que significa "aqueles que amam extremos"), adaptaram-se, não só para sobreviver, mas também para prosperar e, na verdade, requerem mesmo essas condições tão "duras" para o seu crescimento.
Vem aprender sobre estes organismos que vivem nos ambientes extremos! Após uma introdução aos investigadores e seus percursos, explicaremos o que é um cientista e o seu dia à dia. De seguida, serão apresentados os extremófilos, os seus diferentes tipos, bem como os habitats onde estes se encontram. A atividade inclui um jogo de cartas didático sobre extremófilos, e apresentações interativas sobre os seus habitats no mundo e em Portugal, além de suas aplicações no nosso quotidiano.
Responsável: Tony Collins, Diogo Coelho e Margarida Costa, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Onde está a Estatística na Ciência?
Descrição: Apresentação de vários exemplos práticos, com a manipulação de objetos, para introdução de conceitos básicos de estatística.
Responsável: Inês Sousa, Departamento de Matemática da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
As ciências da cor
Descrição: Apresentação de conceitos básicos sobre visão das cores por intermédio de pequenas demonstrações práticas.
Responsável: José Alexandre Monteiro e Dora Marques, Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.