Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Noite-Europeia-dos-Investigadores_Cores-1024x384.png

 Noite Europeia dos Investigadores 2020

A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, este ano dedicado ao tema “SCINAT - Science & Nature”, financiado pela Comissão Europeia - DG Investigação & Inovação, através do Programa Quadro Horizonte 2020/ Programa Operacional Excelência Científica/ Marie Sklodowska-Curie Actions - European Researchers' Night, num consórcio com a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público em geral. A Noite permite ao público em geral descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos, estimulando o interesse por carreiras científicas, principalmente entre os jovens. Em 2019, atraiu 1,6 milhões de visitantes em 400 cidades na Europa e países associados.

Neste ano atípico, a iniciativa decorrerá no dia 27 de novembro, entre as 15h e as 22h, incluindo mais de duas centenas de atividades online desenvolvidas de Norte a Sul do país, programas locais que responderão às medidas de contingência a adotar por cada concelho e o envolvimento de cerca de 1750 investigadores a nível nacional. A abertura oficial online do evento está marcada para as 14h40, no site oficial e no Youtube da NEI.
Programação online »»


Em Braga, a Escola de Ciências da Universidade do Minho preparou um simultâneo de exposições inspiradas na temática ‘Ciência e Natureza’, do micro ao macro. O objetivo é desafiar os visitantes a olhar de modo diverso para objetos do dia a dia e a explorar as correlações entre Ciência e Natureza. E muito haverá para explorar, desde as partículas elementares do universo, às estruturas fractais presentes na natureza, às contribuições da Química na resolução de problemas ambientais, às cores que vêm das plantas, à beleza dos líquenes como organismos simbióticos, até à mimetização artística de pequenos insetos e animais marinhos.

A inauguração das exposições será no dia 27 de novembro, às 15h, na Galeria do Paço (Largo do Paço), e, nesse dia, poderão ser visitadas até às 22h. Ficarão patentes na Galeria do Paço até 31 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 18h, salvaguardando eventuais alterações ao horário de funcionamento da Galeria decorrentes do atual contexto pandémico. A entrada é livre. Guia das exposições disponível em https://bit.ly/guiaexpocienciaenatureza

O programa online e os programas locais, assim como toda a informação sobre a iniciativa de 2020, estão presentes no site oficial, página que permitirá o acesso às atividades online no dia 27 de novembro e sua continuidade para visitas posteriores, garantindo a participação na maior festa da Ciência em Portugal!

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. "Ciência & Natureza" é o tema que serve de ponto de partida para as atividades deste ano, que se propõem a: a) sensibilizar os cidadãos, em particular os jovens, para a inovação e a investigação em curso para combater o impacto das mudanças globais e preservar o património natural e cultural, os ecossistemas e recursos; e b) aproximar os investigadores das comunidades urbanas, possibilitando oportunidades para que essas comunidades expressem suas preocupações e expetativas em relação à investigação e à ciência em geral. Como sub-tema temos a “Preservação do Património Cultural e Natural”, ao nível da promoção de medidas de conservação de recursos naturais para combater as mudanças globais nas comunidades urbanas, apoiando-se nas dimensões social, económica e ambiental da sustentabilidade, e promovendo a relevância da ciência e da investigação para garantir a qualidade de vida no futuro.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.


banner-separador.jpg
Atividades Preparatórias
Conjunto de atividades que antecedem a Noite de 27 de novembro.

Dia Aberto Virtual
O Dia Aberto será uma atividade preparatória para a NEI 2020, que visa aproximar alunos, pais e professores do ensino básico e secundário à investigação de qualidade realizada em Portugal. 
Um mês antes da NEI, dia 27 de outubro, teremos atividades integralmente online para miúdos e graúdos que querem conhecer mais sobre Ciência e Natureza.
Programa »»
A participação é livre com inscrição prévia.
Basta fazer a sua inscrição em: https://noitedosinvestigadores.org/dia-aberto/

banner-separador.jpg
'Science & Nature’ motto, under the International Year of Plant Health and related to the fact that Lisbon is the European Green Capital for 2020, aims to involve the public with research activities and scientific knowledge that are underway to help answering societal concerns about how to face global changes by preserving natural and cultural heritage, ecosystems and resources and to improve quality of life for the next decades. By adopting this vision for the European Researchers' Night, this proposal intends to respond to Responsible Research and Innovation (RRI) and societal goals of the EU framework program. It aims therefore to raise public awareness on the relevance of science to assure quality of life in the future, in the attempt to reach sustainability by preserving natural heritage and to bridge the gap between scientists and society, giving researchers the opportunity to perceive the main concerns of society and how they see and understand their work, while engaging young people with science. The consortium of this project, coordinated by the University of Lisbon through the National Museum of Natural History and Science (MUHNACULisboa), combines efforts between researchers of major universities in Portugal – University of Minho, University of Lisbon, Nova University in Lisbon, University of Évora and the Lisbon University Institute. The Higher Institute for Tourism and Hotel Studies in Estoril will contribute to the natural heritage preservation approach while disseminating sustainable tourism and food security practices and the Lisbon municipality will be a central partner for the engagement of diverse audiences and civil society stakeholders while promoting the European Green Capital activities. The project will cover urban areas in Portugal from north to south, bridging the gap between researchers and society and contributing to bring societal actors together for the research and innovation process.

 
Contactos:
neinvestigadoresbraga@gmail.com
https://www.facebook.com/noitedosinvestigadorespt/
http://noitedosinvestigadores.org/
https://www.youtube.com/channel/UCoGmMgCx-MOtpFfH_JGlspw?view_as=subscriber

 
This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme Marie Skłodowska Curie actions under proposal No 954726.
A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.
Programa Horizonte 2020 Investigação & Inovação.
 

 Edições Anteriores