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Noite Europeia dos Investigadores 2024

A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, este ano dedicado ao tema Science for Global Challenges (SCIGLO), financiado pela Comissão Europeia - DG Investigação & Inovação, através do Programa Quadro Horizonte Europa/ Programa Operacional Excelência Científica/ Marie Sklodowska-Curie Actions - European Researchers' Night, num consórcio com a Universidade de Lisboa (Coordenador), Escola de Ciências da Universidade do Minho, Nova ID FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade de Coimbra.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público em geral. A Noite permite ao público em geral descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos, estimulando o interesse por carreiras científicas, principalmente entre os jovens. 

Este ano, a Noite Europeia dos Investigadores irá decorrer no dia 27 de setembro e irá incluir uma programação presencial e online.
A Escola de Ciências da UMinho coordenará todas as atividades presenciais que decorrerão nessa Noite em Braga, no Forum Braga , entre as 16h e as 24h.

O programa online será disponibilizado no site oficial, página que permitirá o acesso às atividades online no dia 27 de setembro e sua continuidade para visitas posteriores, garantindo a participação na maior festa da Ciência em Portugal!

Para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.

Durante os dois anos do projeto, incluindo o ano letivo 23-24, os investigadores desenvolveram também atividades junto da comunidade escolar e das famílias sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.


A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. 
"Science for Global Challenges" é o lema para envolver o público em geral, especialmente os jovens estudantes, em atividades de investigação e conhecimento científico que possam responder aos principais desafios mundiais e europeus relacionados com a sustentabilidade ambiental, económica e social.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.

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Atividades Preparatórias
Conjunto de atividades que antecedem a Noite de 27 de setembro.

 Pint of Science - especial Noite Europeia dos Investigadores
        23 de abril - 21h00 - Cartaz »»


O festival Pint of Science associa-se à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com uma edição especial que ocorrerá em Braga no dia 23 de abril, pelas 21h00, no bar Letraria, em Braga.
Esta edição especial será dedicada à temática deste ano da NEI ‘Science for Global Challenges’, e contará com a participação das investigadoras Andreia Afonso (Centro de Ciências da Terra), Alexandra Fernandes (LIP-Minho) e Janeide Assis Padilha (Centro de Biologia Molecular e Ambiental). 
A iniciativa visa transmitir o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, através de conversas informais em bares, e pode incluir surpresas no intervalo das sessões. “Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 pelos neurocientistas Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College (Reino Unido). O festival chegou a 21 países em 2018, incluindo Portugal, tendo-se estreado em Braga em maio de 2019.

Local: Bar Letraria, em Braga,
Horário: 21h00, 23 de abril de 2024
Público alvo: público generalizado

A entrada é gratuita, mas requer inscrição para participarem no quizz neste link .

 Workshop de Alimentos fermentados - Probióticos - Kombucha
        12 de julho - 15h00-18h00 - Cartaz »»


A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 12 de julho, uma atividade preparatória sobre Alimentos fermentados - Probióticos - Kombucha.
Neste workshop, poderão ficar a saber um pouco mais sobre o que é a fermentação, exemplos de microrganismos e processos envolvidos, características dos alimentos e seus benefícios, o que são probióticos, prebióticos  e simbióticos, o que é a kombucha e como se pode produzir em casa.

Local: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga
Horário: 15h00-18h00, 12 de julho de 2024
Investigadores responsáveis: Alexandra Nobre, Clara Moura, Juliana Thomaz.
Público alvo: público generalizado
Nº máximo de participantes: 20

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 8 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/jCnX1E1bzCYAYP876 

Este workshop tem a parceria da empresa MaiKombucha https://maikombucha.pt/ 

 Workshop de Impressão 2D e 3D
        19 de julho - 15h00-18h00 - Cartaz »»


A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 19 de julho, uma atividade preparatória sobre Impressão 2D e 3D.
Neste workshop, abordaremos as técnicas de fabricação aditiva, como a impressão 2D e 3D, que têm crescido rapidamente devido ao seu potencial nos contextos da digitalização, transição energética e biotecnologia. Elas permitem uma melhor integração de materiais nos dispositivos, a criação rápida de protótipos com geometrias não convencionais e alta versatilidade de design. Além disso, processam uma grande variedade de materiais, apresentam baixos custos e vantagens ambientais, formando estruturas 2D ou 3D projetadas por computador. Materiais como polímeros, metais e compósitos são aplicados em diversas áreas desde a indústria do automóvel até à eletrónica, entre outras.

Local: Escola de Ciências da UMinho, Edifício 6, Campus de Gualtar, Braga
Horário: 15h00-18h00, 19 de julho de 2024
Investigadores responsáveis: Carlos Costa e Nelson Pereira.
Público alvo: público generalizado
Nº máximo de participantes: 30

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 15 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/JRf2wReL6KMcD3MJ9 

 Bioblitz Braga 2024 - Vida noturna no Ecoparque das Sete Fontes
        20 de julho - 20h30-23h30 - Cartaz »»


Um Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (maioritariamente fauna e flora) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo.
O Bioblitz Braga 2024 convida o público a descobrir a biodiversidade no Ecoparque das Sete Fontes no período de tempo entre o final do dia e o início das horas noturnas, num programa para toda a família!
O Sistema de Abastecimento de Água à cidade de Braga no século XVIII, designado por “Sete Fontes,” encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 2011 e é hoje o contexto para a construção do tão almejado Ecoparque da cidade de Braga. A sua vertente natural, a fauna e a flora, serão o mote para horas de descoberta no dia 20 de julho pelas 20h30, destinadas às famílias e acompanhadas por biólogos.
Esta atividade tem a parceria da Câmara Municipal de Braga, da Fundação Bracara Augusta e da Junta de Freguesia de S. Victor.

Local: Ecoparque das Sete Fontes, Braga
Horário: 20 de julho, 20h30-23h30
Investigadores responsáveis: Pedro Gomes e Pedro Soares (Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho), Fátima Pereira (Fundação Bracara Augusta).
Público alvo: público generalizado

Ponto de encontro: Junto à rotunda na entrada para o Braga Retail Center (coordenadas 41.565582, -8.405855), https://maps.app.goo.gl/y4fXSKijXrhqGMic9 
Material que os participantes deverão trazer: Telemóvel com câmara fotográfica e acesso à internet; calçado e roupa confortável.

Outras informações: os participantes deverão instalar previamente a aplicação iNaturalist no Google Play, procurar o projeto ‘Bioblitz NEI Braga 2024’ na aplicação e aderir ao mesmo. As fotos/registos que fizerem no dia da atividade ficarão associados ao projeto. Se não tiverem telemóvel, poderão utilizar máquina fotográfica.

Participação gratuita, com inscrição prévia até dia 15 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/jhiFkwtytRfDstST7 

 Passeio: Geomorfologia da Serra do Gerês
        27 de julho - 08h00-19h00 - Cartaz »»


A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove no próximo dia 27 de julho, um passeio à Serra do Gerês, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.

Local: Serra do Gerês
Data/Horário: 27 de julho, 08h00-19h00
Ponto de encontro: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga.
Autocarro assegurado pela organização.

Investigadores responsáveis: Paulo Pereira e Luís Gonçalves (Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho).
Público alvo: público generalizado

Percurso: Braga - Serra do Gerês - Braga, com várias paragens para observação e discussão de aspetos geomorfológicos da serra; inclui caminhada de dificuldade média / elevada e com duração de cerca de 3 horas (ida e volta) até ao vale do Compadre, no centro da serra.

Objetivos: O principal objetivo da saída de campo é discutir a evolução da paisagem da Serra do Gerês, destacando a importância da geodiversidade e dos processos geomorfológicos; em várias paragens, serão realçadas as principais características geomorfológicas da serra, com destaque para o modelado granítico e para o condicionamento tectónico na drenagem fluvial; com a caminhada ao sector do Compadre, os participantes poderão observar ao vivo alguns dos principais vestígios glaciários da Serra do Gerês.

Recomendações: os participantes devem levar comida (o almoço será volante durante a caminhada ao vale de Compadre), água em quantidade suficiente para a atividade, calçado confortável e adequado para trilho em montanha, chapéu e protetor solar. 
A atividade não inclui seguro de acidentes pessoais para os participantes. Fica ao critério dos participantes realizarem um seguro de acidentes pessoais que cubra os riscos inerentes a esta atividade.

Participação gratuita, com inscrição prévia até dia 22 de julho através do formulário disponível em https://forms.gle/8p1a1kdwoWTrh3mNA 

 Percurso: Matemática dos azulejos
        27 de julho - 10h30 - Cartaz »»


O Curtir Ciência associa-se à Escola de Ciências da Universidade do Minho e promove no próximo dia 27 de julho um percurso sobre a ‘Matemática dos azulejos’, no âmbito das atividades preparatórias NEI2024.

Local: Centro da cidade de Guimarães.
Data/Horário: 27 de julho, 10h30
Ponto de encontro: edifício do Curtir Ciência (41.439755972707836, -8.29200527692376).

Investigadores responsáveis: Cláudia Freixo (Curtir Ciência).
Público alvo: público generalizado.
Número máximo de participantes: 20.

A matemática e a arte do azulejo encontram-se intimamente ligadas através das suas propriedades geométricas e simetrias. As figuras geométricas, como os triângulos, quadrados e hexágonos, são habilmente combinadas para criar composições harmoniosas e infinitas possibilidades de desenhos. Neste percurso interpretativo único, convidamos os participantes a embarcar numa jornada onde a ludicidade e o conhecimento científico se unem, explorando conexões entre a matemática e a arte.

Recomendações: os participantes devem levar roupa e calçado confortável, água, chapéu e protetor solar.

Participação gratuita, com inscrição prévia até 48 horas antes através do e-mail geral.curtirciencia@gmail.com ou telefone 253510830. 

 Dia Aberto Virtual - 23 de setembro - 10h-17h30

O Dia Aberto será uma atividade preparatória para a NEI 2024, que visa aproximar alunos, pais e professores do ensino básico e secundário à investigação de qualidade realizada em Portugal. 
No dia 23 de setembro, teremos atividades integralmente online para miúdos e graúdos que querem conhecer mais sobre Ciência.
A participação é gratuita. Mais informações e inscrições brevemente.


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Programa presencial - 27 de setembro

Local: Forum Braga, Braga.
Horário: 16h00-24h00
Entrada livre.
Estacionamento livre - entrada pelas traseiras do Fórum (Fujacal/Lomar/antigo espaço da feira municipal) - mapa.

Programa para download »»

16h00-24h00 - Atividades experimentais, demonstrações e exposições
[hall piso 0 e piso 1]

Nos vários postos instalados nos pisos 0 e 1 do Forum Braga, os visitantes de todas as idades poderão interagir com investigadores de diferentes áreas científicas e participar num conjunto diversificado de atividades que procuram demonstrar a relevância da investigação e da ciência em geral para dar resposta aos principais desafios mundiais e europeus relacionados com a sustentabilidade ambiental, económica e social:

  • Matemática e Estatística: experiências e diversão
    Já ouviste falar de Pitágoras. E de Galton? A partir de jogos propõe-se explorar e provar resultados importantes da Matemática e da Estatística e ficar a saber mais sobre as descobertas destas personalidades.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Matemática.
  • Que perceção temos sobre a qualidade da água que nos rodeia?
    A água é um recurso inestimável, mas finito. O aumento da temperatura do planeta e a poluição são fatores que contribuem para a diminuição da água disponível. Todos precisamos de estar conscientes da importância do uso sustentável da mesma.
    Que perceção tem o público da NEI sobre a água que nos rodeia e o modo como a usa?
    Pretende-se que o público responda a um questionário sobre esta problemática. Os resultados deste questionário são projetados numa tela em tempo real, de forma a apresentar os resultados e motivar os participantes para o preenchimento do questionário.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Matemática.
  • Fontes de Braga
    Se em 2023 o fulcro da coleção organizada foi um antigo vaso cerimonial mesopotâmico da primeira civilização que inventou a escrita, em 2024 centramo-nos na bimilenar cidade de Braga. Antiga capital provincial do império romano, Braga foi o centro político e religioso em que se deu a gestação do reino de Portugal no sé. XII e tem mantido até hoje um papel de relevo no desenvolvimento social e económico do país.
    O que tem de especial este território, entre os rios Cávado e Ave, para manter tão importante relevância ao longo de dois milénios? Em grande parte, a resposta está na água. A disponibilidade de água é um fator crucial no estabelecimento e manutenção de povoamentos. Nesta atividade vamos explorar e mostrar ao público algumas das mais importantes e simbólicas fontes e aquíferos de Braga.
    De forma digital, trazemos ao conhecimento dos vistantes algumas das principais fontes da cidade, explorando a sua importância no abastecimento de água para diversos usufrutos das populações. O Balneário da Estação, a Fonte do Ídolo, as 7 Fontes, ou o Elevador do Bom Jesus, são quatro exemplos de fontes e usos da água que abrangem mais de 18 séculos e que, hoje, estão disponíveis para uso da população bracarense e são motivo de curiosidade para os muitos turistas que demandam a cidade.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho.
  • O Desafio na Conservação dos Fungos Aquáticos
    Nesta atividade iremos dar a conhecer o ponto da situação sobre a conservação dos fungos aquáticos. Através de várias possíveis interações, iremos comparar o estado de conservação dos fungos aquáticos com outros organismos, discutir porque são negligenciados, o que está a ser feito para alterar o seu estado de conservação e construir um hipotético cenário futuro de um mundo sem fungos aquáticos.
    Teremos informação sobre os principais objetivos do projeto FUNACTION, demonstrando a importância da conservação dos fungos aquáticos. Também teremos informação sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa de Portugal no âmbito deste projeto, nomeadamente no Parque Nacional Peneda Gerês e Parque Natural de Montesinho.
    Teremos um poster com informação sobre fungos aquáticos, com fotografias e pontos-chave. No sentido de promover um contacto mais próximo do público com os fungos aquáticos, teremos culturas de fungos aquáticos, amostras de esporos (estruturas reprodutivas) e culturas de Daphnia infetadas ou não com fungo aquático que podem ser observadas ao microscópio/lupa. Para além disso, teremos um modelo 3D de um esporo de um fungo aquático (útil para interação com pessoas com incapacidade visual). Teremos também diversos jogos para o público em geral.
    O público será convidado a tirar fotos com o seu fungo aquático preferido e partilhar nas suas redes sociais com #FUNACTION #CBMA #noiteeuropeiadosinvestigadores #europeanresearchersnight.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Degradação e deteção de antibibióticos na água - Como produzir membranas por impressão 3D e sensores portáteis
    A crescente contaminação dos corpos de água com diversos contaminantes emergentes, incluindo fármacos e metais pesados, é um fator de preocupação global que requer novos materiais e tecnologias que permitam de forma eficaz monitorizar e purificar as matrizes de água. Esta atividade multidisciplinar visa a produção de membranas poliméricas através de impressão 3D, bem como a degradação e deteção de ciprofloxacina em amostras de água. Adicionalmente, os participantes vão poder aprender a calibrar um potencióstato de dimensões reduzidas (adaptado para medições no terreno) e preparar/utilizar os elétrodos impressos para proceder à análise de diferentes amostras de água contaminada..
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Albinismo e a cor da pele: genética e condicionantes sociais
    O albinismo é uma condição hereditária rara causada por uma alteração genética que leva à diminuição da pigmentação da pele, olhos e cabelos. Esta atividade vai focar-se na pigmentação da pele e verificar a diversidade dos participantes da NEI num gradiente pré-estabelecido de cor da pele.
    Numa componente mais informativa vai demonstrar os desafios do albinismo a nível evolutivo e dificuldades sociais utilizando como exemplo o caso de Angola.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Diversidade Genética de características monogénicas nos participantes do NEI
    Existem muitas características humanas que são determinadas por um único gene, geralmente as chamadas características mendelianas. Propomos fazer uma pequena análise de diversidade contínua dessas características nos participantes da NEI. Utilizando essas características vamos estabelecendo parâmetros "populacionais" e elucidando a importância destas análises para diferentes fins (saúde, forense, história) vamos contextualizar o perfil de cada novo participante na amostra populacional colectada dos participantes da NEI (distâncias, quão comum/raro é o padrão). 
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • O Mundo Invisível: Conhece os superpoderes dos microrganismos!
    Os microrganismos, como bactérias, leveduras e fungos, são fascinantes e têm usos incríveis em várias indústrias. Na área farmacêutica, eles podem ajudar a produzir medicamentos e materiais especiais, como polímeros para pensos que aceleram a cicatrização de feridas. Na indústria alimentar, eles podem ser usados para criar conservantes naturais, evitando o uso de químicos. Na área ambiental, os microrganismos podem ajudar a limpar derrames de petróleo e a reciclar o plástico, tornando o nosso planeta mais limpo. Os microrganismos transformam desafios em oportunidades e são essenciais para um futuro mais sustentável. Nesta atividade, vamos desvendar através de jogos, alguns dos superpoderes que os microrganismos têm e como podem ser importantes no nosso dia-a-dia!
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Janela Indiscreta para o Ambiente
    A exposição de fotografia "Janela Indiscreta para o Ambiente" é uma iniciativa do CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Proveniente de um concurso organizado no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a mostra desafia os participantes a explorar e capturar as múltiplas facetas do nosso ambiente. Desde a sublime beleza natural até às marcas da intervenção humana, este tema aberto convida-nos a refletir sobre a nossa contribuição para a preservação do planeta. O concurso recebeu 58 inscrições da comunidade do CBMA e do Departamento de Biologia, das quais 18 fotografias finalistas estão agora expostas na Noite Europeia dos Investigadores.
    Organização:  Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Extremófilos: Ferramentas para um Mundo Mais Sustentável
    Já pensaste em viver numa mistura de ácido borbulhante e fervente? Ou no fundo do oceano mais profundo? Ou que tal num reator nuclear? Parece impossível, não é? Esses ambientes parecem muito extremos! No entanto, para certas formas de vida na Terra, estes ambientes são o seu lar. Um grupo de organismos, conhecidos como extremófilos (que significa "amor extremo"), adaptaram-se, não só para sobreviver, mas também para prosperar e, na verdade, requerem mesmo essas condições tão "duras" para o seu crescimento. Vem aprender sobre estes organismos que adoram ambientes extremos, sobre os seus habitats, o seu uso na indústria e como eles podem ajudar a tornar o mundo mais sustentável. Iremos fazer uma exposição envolvendo a apresentação de um poster e um jogo de cartas interativo onde o público é convidado a conhecer ambientes extremos na Terra, no geral, e até em Portugal, em particular, e sobre os organismos que habitam os extremos e qual a importância destes. Também serão apresentados os limites da vida, tal como são atualmente conhecidos, bem como uma visão geral de como estes extremófilos e os seus componentes celulares podem trazer amplos benefícios para a sociedade, facilitando o desenvolvimento de produtos e processos de base biológica, tornando estes mais ecológicos e sustentáveis.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Dinâmica do Solo
    O solo, um recurso natural não-renovável, é um reservatório complexo e dinâmico de biodiversidade. Esta biodiversidade, que varia de micróbios a macrofauna, desempenha inúmeras funções e serviços de ecossistemas como o sequestro de carbono, purificação da água, o ciclo de nutrientes e a produção alimentar, essenciais para o bem-estar e saúde humana. Os efeitos das alterações ambientais à escala global na biodiversidade do solo são pouco estudados e complexos. Os nemátodes são dos organismos mais abundantes do solo e participam em muitos processos ecológicos, tais como decomposição de matéria orgânica e a reciclagem de nutrientes. São, além disso, organismos sensíveis às variações das condições ambientais permitindo que, através da sua diversidade e abundância, sejam utilizados como bioindicadores da qualidade e funções do solo. Por outro lado, alguns nemátodes são parasitas de animais e de plantas e têm um impacto negativo na agricultura, ambiente, e saúde animal e humana. Os fitoparasitas alimentam-se de tecidos vegetais, provocando a diminuição de absorção de água e nutrientes por parte das plantas, e consequentemente a redução da produção e respetivo impacto económico. Estudar a diversidade e ecologia e destes organismos do solo é fundamental para encontrar soluções sustentáveis para a gestão de nemátodes fitoparasitas, assim como para a conservação dos ecossistemas.
    Esta atividade expositiva e interativa tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância dos organismos e das funções e serviços do solo. Em particular, pretende-se demonstrar de que forma os nemátodes podem fornecer informação sobre a qualidade dos nossos solos e também divulgar mecanismos de gestão e mitigação do impacto dos nemátodes fitoparasitas nos sistemas agrícolas. Durante a atividade serão realizadas observações de nemátodes vivos, plantas infetadas por nemátodes ou por outros organismos do solo. Serão, ainda, realizados jogos, dedicados às crianças, para uma melhor compreensão e conhecimento destes organismos.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Leveduras em Ação: Da Uva ao Vinho e da Massa ao Pão
    A obtenção de alimentos fermentados é um dos processos biotecnológicos mais antigos utilizados pelo Homem. A fermentação não só permite a conservação dos alimentos, mas também melhora o seu sabor e valor nutricional. A maioria destes processos de fermentação é realizada por leveduras, sendo Saccharomyces cerevisiae uma das mais importantes. Esta levedura é utilizada, por exemplo, na produção de pão e vinho.
    Durante a fermentação do pão, S. cerevisiae consome os açúcares presentes na massa e produz dióxido de carbono (CO2) e álcool. O CO2 fica aprisionado na massa, formando bolhas que fazem com que a massa aumente de volume - ou "cresça". Este processo dá ao pão a sua textura fofa e leve. Na produção de vinho, a mesma levedura converte os açúcares das uvas em álcool e CO2. Este processo de fermentação é o que transforma o mosto de uva em vinho.
    Durante a nossa atividade, vamos demonstrar estes processos de fermentação com duas experiências práticas. Primeiro, utilizaremos tubos de ensaio com balões para mostrar a fermentação do vinho. À medida que a levedura fermentar o açúcar presente no líquido, o CO2 produzido irá encher o balão.
    Em seguida, levaremos massa de pão com e sem fermento para mostrar a diferença no produto final. A massa com fermento irá crescer devido à produção de CO2, enquanto a massa sem fermento permanecerá praticamente inalterada.
    Estas atividades ajudarão a ilustrar a importância das leveduras na fermentação e como estas transformam os ingredientes básicos em alimentos que consumimos diariamente.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Armazenamento de energia sustentável para uma mobilidade e uma eletrónica sustentáveis
    O armazenamento de energia e a sua portabilidade é uma necessidade crescente e atual devido ao contínuo desenvolvimento tecnológico e também a constante mobilidade das pessoas. Um tipo de armazenamento de energia são as baterias de ião-lítio que convertem a energia química em energia elétrica e que estão presentes em inúmeros dispositivos, como por exemplo: telemóvel, computador, e carros elétricos, entre outros.
    Nesta atividade será explicada de uma maneira simples e intuitiva, recorrendo a atividades experimentais elucidativas/interativas, os princípios básicos sobre materiais sustentáveis para baterias de ião-lítio, atividade que será de interesse do público em geral (a partir dos 8 anos). Igualmente serão apresentados outros tipos de baterias além lítio que poderão ocupar um importante lugar no desenvolvimento da sociedade.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Física.
  • Sensores Sustentáveis: Impressão do Futuro
    Esta atividade para a Noite Europeia dos Investigadores vai explorar o fascinante mundo dos sensores sustentáveis, impressos e ambientalmente amigáveis. Através de demonstrações práticas e interativas, os participantes aprenderão como esses sensores magnéticos e piezoresistivos podem ser utilizados para enfrentar desafios globais em sustentabilidade ambiental, económica e social. Jovens estudantes e o público em geral terão a oportunidade de descobrir como a ciência e a tecnologia se podem unir para criar soluções inovadoras e ecológicas para um futuro mais sustentável.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Física.
  • BioFuturo: Biomateriais e Bioimpressão para a Medicina do Futuro
    Mergulhe no mundo da Biotecnologia com nossa apresentação "BioFuturo: Biomateriais e Bioimpressão para a Medicina do Futuro". Descubra como biomateriais inovadores estão transformando a engenharia de tecidos e a microbiologia. Veja a bioimpressão 3D em ação, criando estruturas biológicas complexas que têm o potencial de transformar a medicina regenerativa. Conheça os nossos bioreatores, projetados para otimizar o crescimento e a funcionalidade desses materiais antes de ser implantados, e entenda como princípios da (bio)física são aplicados para criar microambientes ideais para o desenvolvimento celular. Descubram como os mesmos princípios físicos que permitem estimular o crescimento de células homanas, podem ser utilizados para eliminar bactérias e vírus e assim desenvolver superfícies livres de elementos patogénicos, tao perigosos para a atividade humana. E veja como isto é particularmente relevante na tecnologia moderna, em relação às superfícies interativas ou à partilha de veículos. Participe de demonstrações práticas e veja como essas tecnologias estão moldando o futuro da ciência médica. Venha experimentar o futuro da ciência hoje!
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Física.
  • As baterias de ião de lítio no desenvolvimento sociotecnológico
    Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um crescente desenvolvimento tecnológico originado pelas diversas necessidades como a miniaturização de dispositivos, mobilidade e crescimento populacional. Em conjunto com outros sistemas, o sistema de armazenamento de energia tem evoluído exponencialmente, sendo as baterias de ião de lítio o sistema preferencial e mais aplicado. Estes sistemas têm sido implementados numa enorme variedade de dispositivos como por exemplo nos carros elétricos, telemóveis e relógios digitais inteligentes (smartwatch), entre muitos outros. A atividade proposta tem como objetivo elucidar os diversos conceitos relacionados com as baterias de ião de lítio, os diversos componentes que determinam a sua performance, assim como as principais linhas de desenvolvimento deste sistema de armazenamento e sua utilização. Para tal, diversas atividades experimentais e interativas serão demonstradas e orientadas para o público geral. 
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Química.
  • Materiais de origem natural para uma digitalização sustentável
    Os materiais desenvolvidos a partir de polímeros de origem natural, dos quais são exemplo a celulose, e o alginato, permitem o desenvolvimento de uma nova geração de materiais sustentáveis, e deste modo amigos do ambiente dada a sua não-toxicidade, e solubilidade em água. Estes materiais podem ser aplicados nas mais diferentes áreas, incluindo na área dos sensores e atuadores.
    Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a potencial aplicabilidade dos polímeros de origem natural no desenvolvimento de novos materiais capazes de atuarem como sensores, tais como sensores de temperatura, (através da mudança de cor), identificação e de força/pressão. Estes materiais são relevantes para uma digitalização sustentável da sociedade, promovendo a inclusão através da informação e da interação.   
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Centro de Química.
  • Exposição Chemistry EveryWhere 2024
    Pretende-se elaborar a exposição Chemistry EveryWhere 2024 constituída por temas atuais relacionados com projetos de investigação realizados no Centro de Química, ou com temas emergentes, que destacam o papel da Química no quotidiano e a sua importância para um Mundo mais sustentável.
    "Chemistry EveryWhere 2024 "é uma exposição itinerante subordinada ao tema "Desmistificando a Química", composta por seis posters cujos títulos ainda estão por definir. Esta exposição irá percorrer várias Escolas dos Ensinos Básico e Secundário, permanecendo em cada uma por um período máximo de uma semana, não apresentando quaisquer custos para as mesmas.. 
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Química.
  • Química: a solução para os desafios globais
    Serão apresentadas diversas experiências relacionadas com a investigação que se desenvolve no Centro de Química e onde se demonstrará o papel da Química no quotidiano.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Química.
  • Ciência e os desafios da saúde visual do século XXI: dos 8 aos 80 e mais além…
    Esta atividade pretende desenvolver atividades que abrangem alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A atividade tem como principal objetivo explicar e sensibilizar pessoas de todas as idades, especialmente os mais jovens, para os problemas visuais advindos do aumento da incidência e prevalência da miopia. Outro objetivo passa por explicar de que forma esse aumento da prevalência de problemas visuais como a miopia e o consequente aumento da prescrição e uso de dispositivos óticos (como lentes oftálmicas, lentes de contacto e lentes intraoculares) pode afetar a sustentabilidade ambiental. Serão também abordados temas relacionados com os problemas visuais mais comuns na idade adulta, como presbiopia e cataratas.
    A atividade será composta por diversas demonstrações interativas que permitirão aos participantes perceber e demonstrar através de experiências simples como funciona o olho humano (estrutura através da construção de um olho com materiais simples, experiências de esforço visual, visão e fusão simultânea), assim como entender o esforço visual contínuo que os olhos têm de fazer para manter focados objetivos em visão próxima (durante o uso de telemóveis, tablets, etc). Entre as demonstrações prevemos ainda a construção de uma pirâmide holográfica para demonstrar os processos de reflexão das imagens. As simulações serão realizadas através de medições em tempo real do esforço visual (em dioptrias) de um voluntário. Através de um simulador especialmente desenvolvido para esta atividade, será possível a visualização gráfica num ecrã (através de imagens ilustrativas de esforço visual) por todos os participantes na atividade.
    A par destas demonstrações e após a sensibilização para os problemas que podem advir do uso indiscriminado da visão próxima, será apresentada a problemática do crescente aumento da miopia e as implicações num maior número de usuários de lentes oftálmicas e lentes de contacto – o que gera resíduos que não são biodegradáveis e que, ao sofrerem deterioração, podem fragmentar-se e transformar-se em microplásticos e contribuir para a degradação ambiental.
    Serão também abordados temas relacionados com os problemas visuais na idade adulta, nomeadamente a presbiopia e patologias associadas a doenças sistémicas. População informada é uma forma de prevenção, e é pretendido com esta série de demonstrações levar a população a estar alerta para todos estes problemas e permitir a sua deteção precoce.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Clinical and Experimental Optometry Research Lab (CEORLab).
  • Luz em Ação: Explora os fenómenos ópticos 
    Nesta atividade, os visitantes poderão explorar diversos fenómenos ópticos através de demonstrações interativas. Utilizaremos prismas, lentes, lasers, polarizadores e outros materiais simples para ilustrar como a luz interage com diferentes meios e superfícies. As demonstrações serão realizadas em diferentes estações, cada uma focada num fenómeno óptico específico.
    Na estação dedicada à dispersão da luz branca, um feixe de luz branca será direcionado para um prisma, revelando um espectro de cores. Os materiais utilizados serão um prisma e uma fonte de luz branca, e o resultado esperado é a observação do espectro de cores visível.
    Na estação que explora o efeito da refração, um laser será passado através de diferentes lentes para mostrar a mudança de direção da luz. Para esta demonstração, utilizaremos lentes convexas e côncavas, além de um laser, e o resultado esperado é a visualização da curvatura da luz.
    A polarização da luz será demonstrada através do uso de cartolinas polarizadas. Com esta atividade, pretendemos mostrar como a luz polarizada pode ser controlada, permitindo ou bloqueando a sua passagem. Os materiais necessários são as cartolinas polarizadas, e o resultado esperado é o controle da intensidade da luz visível.
    Na demonstração de dispersão cromática, uma fonte de luz branca passará através de um prisma para mostrar como diferentes comprimentos de onda da luz se dispersam de forma diferente. Os materiais serão o prisma e a fonte de luz branca, com o objetivo de observar a separação das cores.
    O fenómeno da interferência será ilustrado utilizando duas lâminas de vidro. Estas lâminas criarão padrões de interferência quando a luz passa por elas. Os materiais necessários são as lâminas de vidro, e o resultado esperado é a visualização de padrões de interferência.
    Para demonstrar a difração, utilizaremos um laser e um fio de cabelo. O laser será direcionado através do fio de cabelo para demonstrar a difração da luz. Os materiais serão o laser e o fio de cabelo, e o resultado esperado é a observação de padrões de difração.
    Por fim, o índice de refração será explorado utilizando uma cubeta de água e açúcar. Esta demonstração mostrará como a densidade do meio afeta a velocidade da luz. Os materiais necessários são a cubeta com água e o açúcar, e o objetivo é observar a mudança na direção da luz conforme a concentração de açúcar aumenta.
    Esperamos que esta atividade seja educativa e divertida, permitindo aos visitantes uma compreensão mais profunda dos fenómenos ópticos básicos.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Física, UMinho Student Chapter.
  • Infecções Fúngicas Emergentes e Aquecimento Global
    O uso generalizado de azóis, quer em medicina quer na agricultura, tem contribuído para o aparecimento de espécies de fungos cada vez mais resistentes a medicamentos.
    Recentemente, foi proposto que Candida auris, uma espécie altamente patogénica para o Homem, surgiu simultaneamente em três continentes devido ao aumento global das temperaturas causado por alterações climáticas. Assim, é essencial estudar estes microrganismos, perceber como se adaptam e crescem no nosso organismo em face dos nutrientes disponíveis,  alterações metabólicas e de temperatura.
    Nesta sessão prática serão apresentados estes microrganismos, incluindo algumas curiosidades e as mais recentes investigações nesta área.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia.
  • Engenharia Genética e Micróbios: na rota da sustentabilidade   
    Nesta atividade prática os participantes poderão descobrir que um pequeno microrganismo como a levedura do pão ou da cerveja pode ser usado como uma poderosa fábrica biotecnológica para produzir produtos essenciais às nossas vidas como fármacos, plásticos, aditivos alimentares e até biocombustíveis, de um modo sustentável e amigo do ambiente.   
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia.
  • Cultivar e defender a natureza
    No âmbito do European Green Deal, a União Europeia definiu uma Estratégia para a Biodiversidade até 2030 que assenta num plano de proteção da natureza e de reversão da degradação dos ecossistemas. Biodiversidade é um termo abrangente que engloba a diversidade de ecossistemas naturais e agrícolas. Por exemplo, a variedade de microrganismos, fungos, plantas e animais contribuem para a biodiversidade de um sistema agrícola. Mas na natureza, tal como no nosso organismo, os microrganismos benéficos convivem e interagem com os microrganismos nocivos. Em particular, as doenças de plantas são causadas por microrganismos nocivos, como fungos e bactérias, e representam uma ameaça significativa à agricultura global e à segurança alimentar. No entanto, práticas sustentáveis podem ajudar a mitigar estes impactos, assentes, por exemplo, no uso de variedades de plantas resistentes, na rotação de culturas e na aplicação precisa de biopesticidas. Na presente atividade pretendemos explorar a biodiversidade microbiana num sistema agrícola e mostrar como os microrganismos benéficos podem ser usados para combater doenças, com base em práticas agrícolas sustentáveis baseadas no conhecimento científico. A presente atividade enquadra-se no projeto FCT "Grapemicrobiota" e no Projeto Europeu "Vinny-Advanced nano encapsulation of bio-based pesticides and fertilisers for a circular and sustainable viticulture", ambos liderados por equipas da Universidade do Minho. 
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia.
  • Horta-STOL / Mixórdia de Temáticas
    Nesta atividade expositiva-demonstrativa pretendemos dar a conhecer o lado invisível da horta, nomeadamente (i) alguns processos microbiológicos associados à interação solo-planta e reciclagem da matéria e (ii) à química dos aromas que nos deleitam e nos podem mesmo confundir (parece, mas não é).
    Adicionalmente, associada a esta atividade haverá uma secção com jogos de tabuleiro inéditos, criados propositadamente para serem apresentados /dinamizados neste evento e dedicados à temática dos cogumelos (um dominó com a diversidade de cogumelos da horta-STOL e um jogo mais elaborado sobre educação ambiental na área micológica).
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia, STOL-Science Through Our Lives.
  • Própolis & Desafios Globais: que "segredos" guarda este produto apícola ainda tão pouco conhecido?
    Nesta atividade pretende-se mostrar este produto natural, elaborado por abelhas mas relativamente pouco conhecido, embora imprescindível para a manutenção da integridade e saúde das colmeias. O própolis – ou cola de abelha, como também é designado - tem vindo a revelar-se um produto com elevado potencial para aplicações nas indústrias farmacêutica, agroalimentar e cosmética, visando dar resposta a alguns dos desafios globais, como sejam, por exemplo, a diminuição no uso de pesticidas e a da resistência a antibióticos. Assim, convidam-se os participantes a vir conhecer melhor este produto natural  e, paralelamente, ilustrar-se-ão algumas das suas bioatividades – nomeadamente a atividade antibacteriana, antifúngica e antioxidante – perspetivando-se a sua aplicação em (i) soluções terapêuticas naturais e não indutoras de resistências microbianas, (ii) suplementos e conservantes alimentares, (iii) biofilmes comestíveis ou (iv) biopesticidas, entre outras.
    Organização: Escola de Ciências da UMinho, Departamento de Biologia/Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
  • Unindo todos os povos na procura de partículas 
    O que conseguimos fazer quando juntamos todos os povos de todos os continentes com um único objetivo de descobrirmos mais sobre de que é que somos feitos? Traremos a esta exposição as grandes experiências internacionais da Física de Partículas , desde o CERN localizado na fronteira Franco-Suíça, a experiência Pierre Auger na Argentina, e ainda outras de todo o mundo, onde mostramos as descobertas fantásticas e as tecnologias produzidas para fazer tais descobertas, somente possíveis através da colaboração de pessoas vindas de todo o mundo. 
    Organização: LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, LIP-Minho.
  • Energia, conforto térmico e qualidade do ar em edifícios 
    A atividade baseia-se na utilização do software EnergyPlus para demonstrar as alterações térmicas num edifício provocadas pelo uso de diferentes isolamentos térmicos e pela existência de diferentes elementos construtivos (ex: janela, porta…). Assim, será desenhada uma casa com as caraterísticas escolhidas pelo público para mostrar como pode variar o consumo energético e a importância do conforto térmico. 
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Algoritmi.
  • Propagação da Desinformação na Era Digital
    Os modelos epidemiológicos ultrapassaram as fronteiras da Biologia e Saúde dada a similaridade entre a propagação da desinformação e epidemias. Com esta atividade pretende-se criar uma interação com ferramentas computacionais capazes de prever a propagação das fake news.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Algoritmi.

  • Portfólio Digital em Geoturismo
    Com esta atividade pretende-se sensibilizar para o tópico do geoturismo, com recurso a quizzes e jogos didáticos acerca da temática. Serão lançados desafios na criação de um portfolio digital para guardar a informação dos sites geológicos.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Algoritmi.
  • Inverter o Relógio: Soluções Inovadoras para Combater a Degeneração no Corpo Humano
    Pretendemos apresentar uma série de demonstrações interativas que utilizam materiais básicos de modo a ilustrar problemas atuais e possíveis soluções no âmbito da degeneração de articulações e cérebro.
    Entre as demonstrações destacamos uma mão biónica criada com seringas, líquidos e tubos, que explica o funcionamento biomecânico das articulações do corpo, podendo ser aplicado também a uma perna. Além disso, propomos também uma exposição de cérebros e cartilagens produzidos com agarose, mostrando versões "saudáveis" e "doentes" para exemplificar as variações anatómicas devido à degeneração no corpo humano. Também será demonstrada uma hérnia discal utilizando discos impressos em 3D e balões dentro de uma rede, exemplificando como as hérnias ocorrem no corpo. Adicionalmente iremos levar um modelo do esqueleto do corpo humano em tamanha real. Por fim, será apresentada uma demonstração de lanternas infravermelhas usadas em terapias, ilustrando as capacidades terapêuticas do espectro ótico.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Center of Microelectromechanical Systems.
  • Explorando a Biologia: A interação das bactérias com os sistemas vivos
    O uso excessivo de antibióticos e de pesticidas nas suas diferentes áreas de atuação, são questões interligadas que representam sérios desafios para a saúde pública, a agricultura e o meio ambiente. Ambos envolvem a capacidade de organismos nocivos desenvolverem resistência a substâncias projetadas para controlá-los, resultando em desafios significativos para o controle de doenças e pragas.
    De facto, devido à crescente resistência dos microrganismos, há uma necessidade contínua de desenvolver novos agentes antimicrobianos para tratar infeções que são cada vez mais difíceis de tratar. Por outro lado, o excesso de pesticidas aplicados em culturas tao importantes no nosso país como as vinhas, pode também causar a resistência das pragas, riscos à saúde, danos ambientais, além de que compromete a qualidade do vinho e a sustentabilidade a longo prazo, necessitando de práticas vitícolas sustentáveis.
    Assim, de forma a elucidar toda a comunidade sobre o que é a problemática da resistência antimicrobiana, e a sustentabilidade ligada à vinha (este ultimo no âmbito de um projeto europeu recentemente aprovado, o VINNY), damos a conhecer este tema utilizando recursos didáticos. Através de jogos e de demonstrações é possível descobrir novos conceitos e conhecimentos que ajudarão toda a população a repensar sobre a presença de microrganismos nocivos (e não só) no nosso quotidiano assim como a importância das estratégias variadas que não se baseiam em químicos mas sim em estímulos físicos, assim como abordagens de nanoencapsulamento de bioativos, que levam a propriedades antimicrobianas mais eficazes e sustentáveis.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Center of Microelectromechanical Systems.
  • O Laboratório dos Sorrisos: Desenvolvimento de novas soluções para a dentária
    Atividade consiste num conjunto de jogos e demonstrações que mostram a importância dos dentes e a sua higiene bem como alertam para os problemas inerentes à saúde oral, tais como as cáries e a perda de dentes.  Além disso, apresentam soluções inovadoras bioinspiradas, minimamente invasivas, e customizadas para combater esses problemas e reestabelecer a integridade dos dentes e a saúde oral. 
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Center of Microelectromechanical Systems.
  • A Transformação da Indústria Têxtil: criar respostas para os desafios Globais
    As nossas atividades englobam atividades onde os visitantes participam ativamente, nomeadamente demonstrações. Atividades: 1. fiação húmida, 2. alteração termocrómica de tecidos, 3. interação com um pad 100 % têxtil, 4. processos de reciclagem de têxteis, 5. tingimento de cor estrutural. Demonstrações: 1. tingimento bacteriano de tecidos, 2. fibras naturais extraídas de fontes alternativas, 3. estamparia com pigmentos biológicos, 4. itens reciclados de resíduos de pós-consumo têxtil, 5. nano e micro multi-funcionalizações, entre outros.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil e Departamento de Engenharia Têxtil.
  • Microrganismos extremos em ação para uma moda sustentável
    Nesta atividade, vamos explorar como microrganismos isolados de ambientes extremos podem contribuir para a modificação sustentável de tecidos, conferindo-lhes propriedades inovadoras. Começaremos com um jogo interativo que apresenta os diferentes tipos de microrganismos encontrados em ambientes extremos. Em seguida, realizaremos atividades experimentais que demonstram como selecionamos os microrganismos mais promissores e como eles podem ser aplicados na indústria têxtil para criar tecidos mais sustentáveis e com características especiais.    
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Centro de Engenharia Biológica.
  • Vírus que tratam doenças
    Nesta atividade pretende-se chamar a atenção para o crescente problema da resistência aos antibióticos e mostrar que vírus que matam bactérias podem ser considerados uma alternativa aos antibióticos no combate a doenças infeciosas. A atividade consiste na demonstração e apresentação de material e vídeos sobre o tema.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Centro de Engenharia Biológica.
  • Benefícios Terapêuticos da Cannabis: Como melhorar a absorção de compostos benéficos adicionados a alimentos
    A atividade terá como foco desmistificar os tabus associados à planta Cannabis, apresentando os benefícios da mesma para a saúde e bem-estar das pessoas e como pode auxiliar no tratamento de diversas doenças. 
    A atividade consistirá na exposição de curiosidades sobre a planta, dos seus benefícios e métodos seguros de consumo dos seus compostos benéficos. Neste sentido, as soluções inovadoras que ajudam a melhorar a absorção dos compostos benéficos da Cannabis no organismo humano serão apresentadas de forma prática ao público através das amostras dos produtos desenvolvidos. Além disso, serão também apresentados modelos que demonstram como ocorre a digestão dos alimentos e a absorção dos compostos benéficos no organismo humano.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Centro de Engenharia Biológica.
  • Soluções inspiradas pela natureza para a reabilitação sísmica e energética integrada de edifícios
    Com um tema cativante, mostraremos materiais e soluções que podem ser utilizados para reforçar e tornar mais eficiente em termos energéticos o atual património construído. A demonstração sublinhará a importância da utilização de produtos mais ecológicos e, nalguns casos, " surpreendentes ", que podem tornar o processo de reabilitação mais sustentável, através da utilização de materiais e soluções baseados na natureza. O público poderá ver e tocar em soluções que estão atualmente em investigação e desenvolvimento científico, e poderá falar com os investigadores sobre a importância da renovação estrutural e térmica integrada de edifícios existentes, em particular em Portugal.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE).
  • Redefinindo o ambiente construído com soluções baseadas na natureza 
    Nesta atividade, pretende-se sensibilizar o público em geral sobre as possibilidades e vantagens da utilização de soluções baseada natureza para resolver problemas do ambiente construído, nomeadamente na otimização da sua sustentabilidade e no combate às alterações climáticas. Serão expostos diferentes materiais de construção de base natural e com baixo processamento, e será disponibilizada uma pequena área onde os participantes poderão interagir na produção de pequenos blocos à base de terra. Além disto serão apresentadas maquetes interativas de demonstração das vantagens da proteção dos solos com vegetação para combater as consequências de cheias em ambiente urbano.
    Organização: Escola de Engenharia da UMinho, Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE).
  • Respirar é preciso!
    Esta atividade mostrará como a respiração é vital para o ser humano, abordando conhecimentos desde o nível celular até ao organismo completo. Os participantes aprenderão sobre: o funcionamento do sistema respiratório humano e de como os nossos hábitos diários e as condições ambientais têm impacto na nossa saúde, como é o caso do tabagismo e da poluição; algumas doenças neurológicas que possuem alterações respiratórias, nomeadamente a Síndrome de Rett; como os microrganismos podem causar doenças infeciosas, tendo como exemplo a aspergilose e a tuberculose; a asma; o cancro do pulmão e os benefícios da respiração no controlo da ansiedade.
    A atividade planeada prima pela sua acessibilidade e relevância para o público de todas as idades. Envolverá experiências práticas, apresentações interativas e formas criativas de aprender sobre este tema, garantindo uma experiência envolvente e estimulante para todos os participantes.
    Organização: Instituto de Ciências da Vida e da Saúde, UMinho.
  • The be@t of your clothes – Pode, a natureza sustentável da roupa, influenciar aspetos (Neuro)Cognitivos, Emocionais e Comportamentais no indivíduo?
    Pretendemos colocar à disposição dos participantes 2 t-shirts com características semelhantes para que possam avaliá-las e analisar a sua origem (sustentável ou não). No mesmo sentido, poderão vestir as t-shirts e realizar algumas tarefas cognitivas, para que no final possam avaliar a forma como se sentiram usando uma t-shirt de origem sustentável (ou não sustentável). Teremos também à disposição algumas etiquetas (de roupa) em protótipo com diferentes formatos para que os participantes possam consultar e analisar, com o objetivo de poderem avaliar o "tracking" da peça de roupa, desde a origem das fibras, processo de confeção, gastos de água e de energia implicados, processo de manutenção, etc. Poderão manusear as etiquetas, avaliar a sua leitura (por exemplo, através de QR code) e fazer uma avaliação deste produto (denominado, Passaporte Digital do Produto).
    Organização: Escola de Psicologia da UMinho, Laboratório de Neurociência Psicológica, Centro de Investigação em Psicologia, em parceria com o programa Be@t do CITEVE.
  • Reconheço melhor pessoas que se parecem mais comigo?
    O viés-da-mesma-etnia consiste em alguém de uma determinada etnia reconhecer melhor pessoas da sua mesma etnia. Este viés, muito presente em todas as culturas e etnias, pode ter consequências desastrosas em situações em que uma testemunha tem que reconhecer um suspeito de ter cometido um crime, mas o suspeito é de uma etnia diferente da testemunha. Este viés é uma das maiores causas de condenações injustas em países onde as linhas ou paradas de identificação são uma prova muito valorizada (cf. Innocence Project).
    Nesta demonstração procuraremos mostrar a presença do viés através de uma procedimento de reconhecimento de caras de duas etnias e esclareceremos algumas instruções que podem ajudar a minimizar a presença do viés.
    Organização: Escola de Psicologia da UMinho, Laboratório de Cognição Humana.

  • Humanização do Nascimento e Separação Zero: A importância das experiências sensoriais de toque durante o período neonatal    
    Apesar de melhorias significativas nos cuidados de saúde durante a gravidez e pós-parto, especialmente devido aos avanços tecnológicos, há uma crescente consciencialização sobre práticas associadas a maus-tratos obstétricos, bem como experiências de separação entre a mãe e o bebé após o parto. Quando existe um desencontro entre as expectativas que as mulheres têm para o seu parto e as suas reais experiências, tal pode ter um impacto negativo na saúde mental materna, o que por sua vez pode afetar o bem-estar e desenvolvimento dos bebés. Para contrariar tais efeitos prejudiciais, um movimento emergente defende a humanização do nascimento, promovendo o acesso a práticas de saúde que respeitem e empoderem as mães, possibilitando os melhores resultados para elas e para os seus filhos. Este movimento pode e deve ser apoiado a nível científico. A abordagem "nurturescience" defende o contacto pele-a-pele como o local biologicamente esperado para o bebé receber cuidados imediatamente após o nascimento, prevenindo a separação entre a mãe e o bebé e promovendo diversos benefícios ao nível da saúde e bem-estar. Neste seguimento, propomos desenvolver uma atividade na Noite Europeia dos Investigadores de 2024 com vista a partilhar evidência científica que realça a necessidade de proteger as experiências sensoriais de toque imediatamente após o nascimento e durante o período neonatal. Neste sentido, o nosso objetivo é organizar uma exposição que convida a comunidade a ter contacto com informação que sensibiliza para a relevância do tópico e que apoia a implementação de uma mudança nos cuidados de saúde neonatais. Através de um método expositivo e incorporando atividades exploratórias/lúdicas facilitadas pela equipa, temos os seguintes objetivos: definir o que são maus-tratos obstétricos e violência obstétrica, considerando a ideia de um plano de parto; explicar o que é o contacto pele-a-pele e quais são os seus benefícios no contexto de parto de termo vs. pré-termo; explorar os fatores que podem promover ou dificultar a promoção do contacto pele-a-pele; dar a conhecer sobre o desenvolvimento embrionário e que experiências de toque já são experienciadas pelo bebé durante a gravidez e ao nascimento; definir como diferentes experiências táteis podem ser percebidas e como podem impactar o desenvolvimento cerebral; e apresentar o neurónio como a unidade básica do sistema nervoso, exemplificando como diferentes experiências táteis podem ativar diferentes fibras nervosas e, por sua vez, áreas do cérebro. Pretende-se igualmente dar a conhecer o novo projeto de investigação que visa explorar o impacto do nascimento humanizado no neurodesenvolvimento do bebé, tendo este projeto também como objetivo investir no envolvimento público e promover a implementação de políticas baseadas na evidência para melhoria dos cuidados de saúde neonatal.
    Organização: Escola de Psicologia da UMinho, Laboratório de Neurociência Psicológica, Centro de Investigação em Psicologia.
  • A investigação sobre o poder local em Portugal
    Celebra-se em 2026 os cinquenta anos das primeiras eleições democráticas para as câmaras municipais e juntas de freguesia em Portugal. O que significa isto para a democracia? Qual a importância do poder local e quais as inovações dos últimos anos? 
    Organização: Escola de Economia e Gestão da UMinho, CICP.
  • As cores do branco
    Uma demonstração para entender a natureza das cores através de experiências práticas utilizando uma mesa óptica equipada com vários instrumentos ópticos.
    Organização: INL.
  • Missão Científica
    Junta-te ao INL para uma sessão de jogos de tabuleiro repletos de factos científicos fascinantes.
    Organização: INL.
  • Elementos óticos difrativos (DOEs)
    Nesta demonstração serão apresentadas lentes difrativas de grande abertura numérica produzidas através de litografia por escala de cinzentos.
    Organização: INL.
  • E.V. - Exploração Vesicular!
    E.V. é um jogo sobre vesículas extracelulares: explora o que são, o seu processo de formação, as partículas que transportam, o seu papel na comunicação inter-celular e conhecer os métodos para as isolar.
    Organização: INL.
  • Bem-vindos!
    No INL, celebramos a diversidade da nossa comunidade científica com uma nova instalação interativa. Este painel dá a conhecer as várias nacionalidades representadas no INL, cumprimentando os visitantes com vozes dos cientistas à medida que tocam na bandeira de cada país. Esta instalação destaca a natureza multicultural do INL, demonstrando como a colaboração entre culturas impulsiona a inovação e a excelência na ciência.
    Organização: INL.
  • Materiais avançados como base da Inovação
    A intensa procura por materiais com desempenho melhorado leva a que a Nanotecnologia e os Materiais Avançados sejam a base para a Inovação em diversos setores industriais, potenciando as transições necessárias no paradigma económico, ambiental e social.
    Nesta atividade, o CeNTI irá demonstrar alguns desenvolvimentos e tecnologias interativas, que contribuem para a sustentabilidade e digitalização de processos e/ou produtos. Desde a preparação de nanomateriais, valorização de resíduos e subprodutos, aplicação de revestimentos funcionais, até à integração de inteligência, sensorização, e iluminação em diferentes substratos tradicionais (como têxtil, papel, couro, cerâmica, cortiça, madeira, plásticos, etc).
    Organização: CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes - Vila Nova de Famalicão.
  • Equilíbrio em Ação
    Um sujeito é colocado em cima de uma plataforma de forças e, simultaneamente, é analisada a atividade muscular em torno da articulação do tornozelo. Uma perturbação externa controlada é aplicada de Olhos Abertos e de Olhos Vendados e um algoritmo de Inteligência Artificial calcula instantaneamente o Equilíbrio através dos sinais recolhidos.
    Organização: CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão.
  • T-shirt para avaliação cinética e cinemática e correção postural
    Pretende-se levar uma T-shirt com sensores de electromiografia, unidade de medição inercial e tecnologia de feedback háptico (Predictshirt), para fornecer inputs vibratórios com o objetivo de promover ativações musculares específicas ou mudanças na postura, ajudando à consciencialização postural em tempo real. Pretende-se que os visitantes possam vestir a t-shirt, adotando posturas diversas, de forma a que ao receberem o input vibratório corrijam a postura mantida ou fora da posição neutra.
    Organização: CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão.
  • MyPack: uma mochila modificada para minimizar alterações posturais em crianças em idade escolar 
    A atividade tem como objetivo principal sensibilizar os participantes de todas as idades, especialmente os mais jovens, para os problemas que podem advir da utilização de uma mochila escolar. Será exposta uma impressão 3D do protótipo MyPack, uma mochila escolar do tipo backpack, desenvolvida com uma estrutura principal e com as tradicionais alças acolchoadas. A estrutura principal é constituída por diferentes compartimentos para testar diferentes posições de carga e um servo motor controlado para criar diferentes momentos de força na carga. As alças e a estrutura principal apresentam-se com diversos sensores, tais como unidades de medida inercial e force sensing resistor para medir a pressão direta sobre os ombros durante o transporte de carga, tensão das alças com a estrutura posterior e a pressão direta nas costas. Com esta atividade demonstrativa interativa é também objetivo dar uma nova visão à mochila escolar - não apenas como estando na origem de um problema mas como fazendo parte da solução.  
    Organização: CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão.
  • Força, destreza e equilíbrio: são novos sentimentos? 
    Força de preensão manual, destreza manual bilateral e análise da oscilação do corpo no teste de equilíbrio.  
    Organização: CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão.
  • Imprimir para Ensinar (3D PforT) 
    Um dos avanços mais significativos no ensino em Saúde é a utilização de modelos 3D interativos nas aulas. Esta atividade visa demonstrar aos jovens que é possível explorar o corpo humano e animal de uma forme imersiva e realista. Com os vários exemplos e materiais expostos propomos promover a ideia de que é possível aprendizagem mais dinâmica e envolvente, que melhora a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Os exemplos são de anatomia e patologias humanas e em animais, para ilustrar que estas ferramentas podem estar disponívei em diferentes domínios. Teremos exemplos de impressões 3D já feitas no stand, e computadores com os projetos e a impressora para demonstração.  
    Organização: CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - Vila Nova de Famalicão.
  • ExerCam 
    Através de uma câmara 3D foi desenvolvido um algoritmo recorrendo a machine learning que monitoriza a atividade física desempenhada durante 1 minuto e estabelece um score de nível de atividade.  
    Organização: CESPU - CESPU-IPSN, UMinho.
  • Sistemas IoT para processos de digitalização da agricultura 
    A utilização de sistemas IoT (Internet das Coisas) na agricultura tem revolucionado a forma como os processos agrícolas são controlados e otimizados. Estes sistemas utilizam uma rede de dispositivos conectados, sensores e tecnologias de comunicação para adquirir, transmitir e analisar dados, em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente e precisa das atividades agrícolas.
    Este projeto I&D consiste no desenvolvimento e implementação de sensores inteligentes, para monitorização de um conjunto de parâmetros ambientais e agrícolas. Os dados provenientes dos sensores são transmitidos para uma plataforma centralizada, onde são analisados em tempo real. Com base na análise dos dados, os sistemas IoT podem automatizar diversas operações agrícolas. Os sistemas IoT também podem ser utilizados, para monitorizar a performance de máquinas agrícolas. A digitalização através de sistemas IoT, permite aos agricultores, tomarem decisões mais informadas e baseadas em dados concretos.
    Com estas tecnologias pretende-se o aumento da eficiência, redução de custos, práticas agrícolas mais sustentáveis e redução do impacto ambiental, melhoria da produtividade e ajuda à tomada de decisões informadas. 
    Organização: Universidade Lusíada - Vila Nova de Famalicão.
  • Do passado ao Futuro - O caminho da Ciência 
    Apresentação do Jogo "Curtumes"; atividades/workshop Microbits; casa Sustentável e roleta das energias renováveis.  
    Organização: CURTIR CIÊNCIA - Centro Ciência Viva de Guimarães.

16h00-24h00 - Mostra de Ciência
[hall piso 0 e piso 1]

Mostra de 37  projetos de ciência desenvolvidos por alunos de escolas básicas e secundárias parceiras da Escola de Ciências da UMinho:

  • Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio - Braga

    ' Uma viagem ao espaço'
    Alunos: Sofia Cabaço.
    Professores responsáveis: Jorge Fonte.

    ' Projetos Erasmus+ STEAM'
    Alunos: Rafael Silva, Zayan Kan.
    Professores responsáveis: Cláudia Manuela Simões de Sousa.

    ' Observação astronómica do Sol'
    Alunos: Tiago Martins, Manuel Macieira e Eva Ribeiro.
    Professores responsáveis: Jorge Fonte.
  • Agrupamento de Escolas D. Maria II - Braga

    'Um microecossistema no jardim da escola'
    Alunos: a indicar.
    Professores responsáveis: Margarida Isabel Colaço de Faria.

    'Ciência, Arte e Ambiente'
    Alunos: Inês dos Santos Martins, Fábio Fonseca Fernandes, Linda Alexandra Ferreira Araújo, João Pedro Silva Soares, João Rodrigo Cerqueira Araújo, Pedro Gomes Araújo, Rúben Pedro Araújo da Costa, Tomás H108 Gomes Gonçalves.
    Professores responsáveis: Júlio Bigas.
  • Escola EB 2, 3 de Celeirós - Braga

    'Robôs em Ação'
    Alunos: a indicar.
    Professores responsáveis: João Carneiro.
  • Escola Secundária Sá de Miranda - Braga

    'Passeando em Marte'
    Alunos: Ao Se Chen, Miguel Faria, Francisco Vaz, Maria Neves Peixoto, Beatriz Salazar Fernandes, Leonor Brito de Sousa, Pedro Nobre Peixoto, Ana João Braga Antunes, Rita Fernandes Ribeiro.
    Professores responsáveis: Maria Clara Vaz Rodrigues.
  • Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques - Guimarães

    'Bike Energy- Atividade STEAM'
    Alunos: Nuno Silva,Henrique Silva, Lucas Ferreira.
    Professores responsáveis: José Filipe Fernandes.

  • Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques - Guimarães

    'CyberSat @ CanSat Júnior Portugal'
    Alunos: Mafalda Ribeiro, Martim Ferreira, Henrique Silva, Gustavo Silva.
    Professores responsáveis: José Meireles Ribeiro, Maria de Fátima Cunha Rodrigues.
  • Agrupamento de Escolas Santos Simões – Escola Básica e Secundária Santos Simões - Guimarães 

    'Ambiente ao microscópio e projeto STEM'
    Alunos: Ana Margarida Ribeiro Leite; Diana Maria Pinheiro Custódio; Francisco Alves da Silva; Lucas Miguel Santos Faria.
    Professores responsáveis: António Jorge C M Martins.
  • Escola Secundária Martins Sarmento - Guimarães 

    'Criação de Website para o Museu de História Natural da Escola'
    Alunos: Luísa Erlhagen, Maria João Lourenço, Afonso Fernandes Macedo, Afonso Miguel Macedo, Inês Fernandes, Afonso Dias, Ana Erica Gaspar.
    Professores responsáveis: Elizabeth Mendes.
  • Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco – EB 2,3 Júlio Brandão – Vila Nova de Famalicão

    'Aplicações para o bem – Alojador: solução completa para o alojamento jovem!'
    Alunos: Alfredo Guimarães, Gonçalo Gomes, Inês Ferreira, Adriana Oliveira e Matilde Machado.
    Professores responsáveis: Carlos de Castro.

    'Aplicações para o bem – OldHealth: tecnologia para a saúde e bem-estar dos idosos!'
    Alunos: Maria Luísa Cerqueiras, Maria Clara Salgado, Maria Inês Ferreira, Betariz Ramos e Isaac Veloso.
    Professores responsáveis: Carlos de Castro.

    'Aplicações para o bem – FoodSavers - a sua solução contra o Desperdício Alimentar!'
    Alunos: Miguel Monteiro, Miguel Machado, Pedro Silva e Martim Monteiro.
    Professores responsáveis: Sónia Barreiras.

    'Aplicações para o bem – TRANSinfo – A tua parceira de viagem!'
    Alunos: Ana Luís Alves, Mariana Silva, Francisca Azevedo e Victória Oliveira.
    Professores responsáveis: Sónia Barreiras.
  • Agrupamento de Escolas D. Maria II - Vila Nova de Famalicão

    'Bebemos o que não vemos: Microplásticos na água para consumo humano'
    Alunos: Bruna Novais, Afonso Fernandes, Duarte Azevedo, Inês Ferreira, Mariana Pinto, Diana Rego.
    Professores responsáveis: Elisa Saraiva.

    'Raízes, folhas e flores com potencial antimicrobiano Os chás e mesinhas das avós curam mesmo?'
    Alunos: Diana Rego, Inês Ferreira, Mariana Pinto.
    Professores responsáveis: Elisa Saraiva.

    'Da Luz Solar à Biomassa: energia com ciência'
    Alunos: a indicar.
    Professores responsáveis: Elisa Saraiva, Braúlio Vilaça, Gabriela Lopes, Anália Sousa, Maria José Dias, Maria Manuel Azevedo
  • Agrupamento de Escolas D. Sancho I – Vila Nova de Famalicão

    'Escolas Sequestradoras de Carbono'
    Alunos: Fábio Senoranes Silva, Leonardo Rodrigues Azevedo, Lucas Rafael Ramos Silva, Rodrigo Miguel Maciel Ribeiro.
    Professores responsáveis: Carla Filipa M. S. Antunes, Helena Manuela de Sousa Rego.

    'Resiliência Climática'
    Alunos: Ana Luísa Ribeiro Meira,Teresa Cunha Vale, Margarida Gomes Mesquita, Sofia Ferreira Machado, Tiago Correia Ferreira, Gonçalo Manuel Soares Pinheiro.
    Professores responsáveis: Carla Filipa M. S. Antunes , Maria José Sá.

    'Sucessão Ecológica no Charco'
    Alunos: Gabriela Ferreira Faria, Inês Pinheiro da Silva, Letícia Soares Ferreira, Mariana Miranda Ribeiro.
    Professores responsáveis: Carla Filipa M. S. Antunes.
  • Agrupamento de Escolas de Gondifelos – Vila Nova de Famalicão

    'Biodiversidade no Charco '
    Alunos: Ariane Araújo, Beatriz Silva, Rodrigo Carvalho, Daniel Santos, Héllène Delphin, Édi Carvalho.
    Professores responsáveis: Ana Maria da Costa Carreira.
  • Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado – Vila Nova de Famalicão

    'F1 in Schools - equipa S-energy'
    Alunos: André Fernandes, António Azoia e Simão Silva.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    'PUREALGAE'
    Alunos: Diogo Azevedo, Inês Silva, Iúri Silva, José Ricardo, Maria Carolina, Vera Almeida.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    'AquaGreen'
    Alunos: Beatriz Peixoto, Lara Veiga, Mafalda Dias,Sofia Viana e Tatiana Oliveira.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    '𝐵 ⃗-BIRDS'
    Alunos: Martim Silva, Pedro Ferreira, Rodrigo Oliveira, Tiago Correia .
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    'Painter plants'
    Alunos: André Rodrigues, Maria Rita, Rodrigo Fernandes, Tomás Fernandes , Helena Castro.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    'Química na cozinha'
    Alunos: Ana Carolina Leite, Catarina Vilela, Maria Eduarda Silva, Marta Silva.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    'EcoSol'
    Alunos: Joana Macedo, José Mendes, Ricardo Coelho, Rita Fernandes.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.

    'e-Charge'
    Alunos: Andreia Silva, Beatriz Pinto, Gonçalo Gomes, Gaspar Sousa.
    Professores responsáveis: Isabel Guerreiro de Almeida.
  • Agrupamento de Escolas Terras do Ave - Vila Nova de Famalicão

    ' A tecnologia ao serviço da agricultura'
    Alunos: a indicar.
    Professores responsáveis: Maria  Castro , Susana Costa.
  • Escola Básica de Ribeirão – Vila Nova de Famalicão

    ' Tempos de reação'
    Alunos: Afonso Silva, Alexandre Sousa, Cláudia Sampaio, João Figueiredo, Gonçalo Silva e Leonor Faria.
    Professores responsáveis: Maria Margarida Crespo Vasconcelos da Cunha.
  • Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Vila Nova de Famalicão

    'IA na monitorização e cálculo do impacto dos plásticos nos meios aquáticos locais'
    Alunos: João Macedo, João Ferreira, José Ribeiro, Matilde Guerra, Ruben Silva.
    Professores responsáveis: Teresa Martins.

    'A Inteligência Artificial & os Satélites para  mapear a atmosfera terrestre e a retenção de carbono'
    Alunos: Inês Rocha, João Araújo, Leonor Faria, Luís Sousa, Simão Silva.
    Professores responsáveis: Teresa Martins.

    'Águas do Futuro: Inteligência Artificial para a Sustentabilidade Aquática'
    Alunos: Afonso Silva, Dinis Kakinda, Diogo Martins, Guilherme Alves, Letícia Gonçalves,Tomás Neves.
    Professores responsáveis: Teresa Martins.

    'WaterWise '
    Alunos: Rodrigo Silva, Nuno Lopes e Pedro Macedo.
    Professores responsáveis: Ana Maria Almeida Santos , Silva Rocha.

    'Solution4Blind: tecnologia para a saúde e bem-estar dos invisuais.'
    Alunos: Tomás Santos e Tiago Fontes.
    Professores responsáveis: José Miguel Maia.


A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie, Programa Horizonte Europa, proposta nº 101162576.
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